Sensacionalista transforma piada em coisa séria
Criado em 2009, o site de humor amplia projetos com marcas, se prepara para lançar um canal no YouTube e planeja o lançamento de um filme
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Luiz Gustavo Pacete
6 de maio de 2016 - 16h38
Por mais que veículos de comunicação o pratique diariamente, o termo sensacionalismo sempre foi motivo de repulsa. No entanto, um site de humor conseguiu dar uma outra conotação à palavra notabilizando-se pela capacidade de inserir piadas em um contexto tão delicado como o que o País vive atualmente. Neste momento, de notícias surpreendentes, o Sensacionalista tem de se superar para concorrer com a realidade.
A pegadinha do Sensacionalista
Quando foi criado, em 2009, o site chegou a gerar certa confusão e questionamento se praticava humor ou jornalismo. Ainda hoje, é alvo de processos enquadrado como um veículo jornalistico. Mas para a maioria dos leitores está claro seu papel e capacidade de gerar buzz nas redes. O projeto nasceu das mãos do jornalista Nelito Fernandes, ex-redator do Casseta & Planeta, que, inspirado no site americano The Onion, encontrou na internet uma forma de fazer humor com linguagem jornalística, posteriormente, o projeto recebeu o reforço de Martha Mendonça, Marcelo Zorzanelli e Leonardo Lanna.
O Sensacionalista nasceu na internet, mas logo provou sua vocação multimídia com o Jornal Sensacionalista, exibido no Multishow de 2011 a 2014. Com o fim da versão para a TV, os criadores voltaram com força total a dedicação ao site aproveitando a Copa e as eleições, em 2014.
Desde então, o site notabilizou-se por sua capacidade de absorver e lidar com os temas do cotidiano. Em maio do ano passado, o Sensacionalista mostrou sua força diante das redes sociais quando, por meio de uma pegadinha, anunciou que encerraria suas operações. Por mais de 24 horas, tentou convencer o público de que, após ter alcançado a marca de um milhão de fãs no Facebook, os editores haviam chegado a seu objetivo e, por isso, encerrariam as atividades do site. A notícia foi seguida por protestos dos fãs que queriam o Sensacionalista de volta.
Ao Meio & Mensagem, Martha Mendonça explica que o momento é um dos mais importantes para o site em termos de conteúdo. “É verdade que a concorrência com a realidade é forte. Áudios do vice-presidente vazando, a votação no impeachment na Câmara, a primeira-dama do Turismo… tudo isso é piada pronta, é a realidade tentando roubar nosso ganha-pão!, mas temos vários projetos.” Martha conta que o site se prepara para lançar, no fim do mês, um canal no YouTube e transformar suas piadas também em vídeo. “Depois do canal de vídeo, queremos tocar nosso filme, cuja sinopse já temos”.
Martha Mendonça: “Depois do canal de vídeo, queremos tocar nosso filme, cuja sinopse já temos”
Atualmente, o modelo de negócios do site se baseia em duas estruturas: banners e publieditoriais, além de parcerias com marcas como a grife Reserva, por exemplo. O êxito comercial do site, no entanto, está em sua capacidade de criar virais. “No meio de 2014, tínhamos 30 mil seguidores do Facebook. Um ano depois, comemoramos um milhão. Hoje temos 2,6 milhões de seguidores. E no último mês tivemos 11 milhões de visitantes únicos no site”, diz Martha.
Recentemente, o site lançou o livro “Pagar por um livro que está na internet é sinal de genialidade, dizem especialistas”, pela editora Belas Letras. “É uma coletânea das nossas melhores matérias. Ideia e execução da própria Editora Belas-Letras, que nos procurou com o projeto. E realmente um livro pode divulgar o que fazemos para pessoas que não vivem a internet e não nos conhecem”, diz Martha.
Algumas manchetes selecionadas no livro do Sensacionalista:
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