Star Wars volta em animação do Disney XD
Animação Rebels marca a volta de Guerra nas Estrelas e pavimenta reestreia da franquia nos cinemas em 2015
Animação Rebels marca a volta de Guerra nas Estrelas e pavimenta reestreia da franquia nos cinemas em 2015
Igor Ribeiro
7 de outubro de 2014 - 2h32
Estreia nesta terça-feira, 7, no Disney XD o filme Star Wars Rebels: Spark of Rebellion, animação de uma hora que resgata o universo de Guerra nas Estrelas e dá início a uma nova série do canal. É a primeira grande produção da Lucasfilm a ir ao ar sob a marca Disney, desde que foi adquirida a em 2012.
Star Wars Rebels tem, basicamente, dois apelos: o primeiro é o público infanto-juvenil, que já vinha se familiarizando com os guerreiros Jedi desde a série Clone Wars, animação que passava no Cartoon Network. Para aumentar a familiaridade com as séries da Disney, o desenho tem um estilo mais “cartum”, com traços de anime japoneses e tonalidades claras, menos sombrias que o desenho anterior.
A luminosidade também remete aos primeiros filmes da série, dos anos 1970 e 1980. Nessa característica reside o segundo apelo da série: cativar o público adulto com diversas referências aos longas originais de George Lucas, mantendo o tema aquecido até a reestreia da franquia nos cinemas, em 2015, com o episódio 7, dirigido por J.J. Abrams.
Resgate estético
“Produzir a série é um marco, pois foi a primeira vez que fizemos algo sem o envolvimento direto de George, mas era como ele queria”, afirma Dave Filoni, produtor executivo de Rebels e diretor de Clone Wars. O criador de Luke Skywalker, no entanto, aprovou e gostou do resultado, que narra os primórdios da Aliança Rebelde. Um grupo de guerreiros independentes liderados pelo jedi Kanan voa pela galáxia numa nave muito parecida com a Millennium Falcon de Han Solo, lutando contra a dominação do imperador Palpatine. A animação se passa durante um longo período do universo da saga, entre os episódios 3 e 4 dos longa-metragens dirigidos por Lucas.
Produzir episódios que remetessem aos primeiros filmes exigiu muita pesquisa. Joel Aron, supervisor de efeitos especiais da série, resgatou o grão da película do filme original e pesquisou como foram realizados os efeitos da frequência do pulso da sabre de luz usada por Marc Hamill e Alec Guinness em A Nova Esperança. “A tensão da luminosidade era provocado pela rotação de uma haste que saia da manopla. Dessa base era irradiada uma luz, reforçada por uma iluminação direcionada pelo contra-regra”, revela o especialista, sobre a preparação da sabre antes da aplicação dos efeitos via um antigo rotoscópio. Além de Rebels e Clone Wars, Aron trabalhou em A Vingança dos Sith, Jurassic Park e Piratas do Caribe. Ralph McQuarrie, artista conceitual dos originais de Guerra nas Estrelas e de Os Caçadores da Arca Perdida também é citado como inspiração direta pelo diretor de arte de Rebels, Killian Plunkett.
O longa já foi exibido na Comic Com de San Diego neste ano e conquistou fãs antigos da franquia, com uma série de referências aos filmes originais inclusive no roteiro. A crítica especializada também apreciou, de forma geral, a mistura de animação infantil com saga intergaláctica. A série em si estreia no Brasil no dia 18 e também será exibida pelo Disney XD em mais 162 países e 33 idiomas.
Veja a seguir trailer e galeria de imagens da nova série.
O jornalista viajou a convite da Walt Disney Company.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King