Tamanho da audiência em TV não afeta engajamento

Buscar

Tamanho da audiência em TV não afeta engajamento

Buscar
Publicidade

Mídia

Tamanho da audiência em TV não afeta engajamento

Levantamento da Fox Networks, em parceria com a Harvard Business, também mostra que o nível de envolvimento do telespectador com o conteúdo extrapola para a publicidade


18 de maio de 2018 - 18h58

A Fox Networks Group Latin America lançou nesta sexta-feira, 18, no Brasil, o estudo Engagement Optimizer, desenvolvido em parceria com a Harvard Business e a Berkeley University. Com os primeiros dados levantados pela pesquisa, a empresa desenvolverá um software próprio direcionado a anunciantes interessados em otimizar campanhas.

A primeira edição do estudo foi feita no México e acompanhou o comportamento de 800 telespectadores durante cinco semanas no ano de 2017 enquanto tinham contato com conteúdo televisivo e publicitário. Uma das constatações do estudo é de que a audiência de TV não está necessariamente ligada ao tamanho do público que a assiste. Ou seja, não há correlação entre engajamento e alcance.

“Ao contrário do que o marketing e a publicidade estudam e praticam, a construção do engajamento é bem definida na literatura psicológica. Quando o indivíduo está engajado, ele está ligado visualmente e emocionalmente ao alvo de interesse, como um comercial de televisão, a outra pessoa ou uma tarefa no trabalho”, disse Felix Oberholzer-Gee, professor de Administração de Empresas da Harvard Business School, que liderou o estudo.

Também foi identificado que o engajamento do indivíduo varia de acordo com o tipo de conteúdo, não apenas demograficamente. Outro ponto destaca que o nível de engajamento do público transborda da programação para os comerciais, portanto, o contexto do conteúdo da TV pode afetar a eficácia do anúncio.

“O engajamento do consumidor no produto está vinculado aos resultados de marketing, como recall de marca e intenção de compra, mas o engajamento não pode ser explicado por métricas tradicionais como alcance”, diz Daniela Novick, vice-presidente de pesquisa da Fox Networks Group Latin America. O estudo será aplicado em 2018 no Brasil e Argentina.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta deve ultrapassar TV em receita publicitária em 2025

    Meta deve ultrapassar TV em receita publicitária em 2025

    Levantamento Global Advertising Trends foi realizado pela Warc e projetou o desempenho das redes sociais nos próximos anos

  • Globo será parceira de mídia no Festival Olímpico Parque Time Brasil

    Globo será parceira de mídia no Festival Olímpico Parque Time Brasil

    Globo e SporTV terão um hub de mídia diretamente do parque para amplificar a cobertura dos jogos