Mídia

Terra fecha operação em sete países, mas mantém Brasil

A partir desta sexta-feira, 30, empresa desativa seus portais em sete países de língua hispânica

i 29 de junho de 2017 - 10h25

A partir da próxima sexta-feira, 30, os portais Terra em sete países, dentre, eles, Espanha, Chile, México e Argentina, deixarão de operar. Um comunicado emitido no site do Terra Espanha também afirma que o Terra Mail encerrará suas atividades. Ainda não há previsão para que o mesmo ocorra com a operação brasileira que segue operando. Oficialmente, o Terra Brasil não comentou o assunto.

Fontes consultadas por Meio & Mensagem confirmaram que o mercado já esperava esse desligamento em outros países e que o principal motivo de isso não ocorrer no Brasil está relacionado a outros negócios que a empresa mantém por aqui além da produção e curadoria de conteúdo.

Ainda que os portais de notícias deixem de existir, em alguns mercados a empresa segue com serviços como hospedagem, manutenção de sites e estrutura para pequenas e médias empresas. O grupo Terra Networks foi criado na Espanha em 1999 e, em 2000, veio ao Brasil após o Grupo Telefónica ter comprado as operações do antigo portal ZAZ.

Reestruturações e cortes

Em agosto de 2015, em entrevista ao Meio & Mensagem, Paulo Castro, então CEO global do Terra, justificou uma drástica redução de equipe e reforma nos métodos editorial e comercial. Na ocasião, a empresa iniciou uma nova fase com “mais curadoria e menos produção de conteúdo.”

“É uma resposta nossa às mudanças do mercado”, afirmou Castro. “É uma mudança estrutural, não é conjuntural, não tem necessariamente a ver com a economia. Sentimos há alguns anos que o mercado estava indo para as plataformas e tecnologias e menos para o produtor e distribuidor de conteúdo”, disse.

Foi a última grande reestruturação do Terra que incluiu o encerramento de suas operações editoriais em Porto Alegre e Brasília e o fechamento total da sucursal do Rio de Janeiro. Na ocasião, circulou a notícia de um corte de 150 pessoas das áreas editorial, de publicidade e tecnologia.