União Europeia investiga aporte da Microsoft na OpenAI
Assim como Reino Unido, União Europeia estuda se aporte de Microsoft em OpenAI infringe suas regras concorrenciais
União Europeia investiga aporte da Microsoft na OpenAI
BuscarUnião Europeia investiga aporte da Microsoft na OpenAI
BuscarAssim como Reino Unido, União Europeia estuda se aporte de Microsoft em OpenAI infringe suas regras concorrenciais
Meio & Mensagem
10 de janeiro de 2024 - 6h00
Nesta terça-feira, 9, a Comissão Europeia anunciou que investiga os aportes feitos pela Microsoft na OpenAI, dono do ChatGPT. Além disso, o braço executivo da União Europeia avalia outros acordos do mercado digital com desenvolvedores de inteligência artificial.
A Comissão Europeia avalia se o investimento feito pela Microsoft à OpenAI infringe o o Regulamento de Fusões da UE e suas regras de concorrências. A Microsoft investiu cerca de US$ 13 bilhões na OpenAI. A parceria começou em 2015.
Ao mesmo tempo, o braço quer avaliar o impacto desse aporte nas dinâmicas do mercado e impedir que um pequeno número de gigantes da tecnologia controlem esse segmento.
Até 11 de março, ambas a Microsoft e a OpenAI devem fornecer dados e informações à União Europeia sobre concorrência no universo virtual e no mercado de inteligência artificial generativa.
Além disso, a Comissão Europeia consulta especialistas e demais empresas sobre questões envolvendo concorrência na indústria. A chefe antitruste da UE, Margrethe Vestager, fará visitas à Apple, Google e OpenAI e conversará com CEOs e diretores nas empresas.
Anteriormente, em dezembro de 2023, o CMA, órgão de fiscalização da concorrência do Reino Unido, convidou a big tech e a OpenAI para comentar sobre o investimento. O CMA avalia se abre uma investigação em relação às empresas e sobre impactos do aporte na concorrência do mercado no Reino Unido. O CEO da Microsoft, Satya Nadella, afirmou que a OpenAI seguirá com operação independente da Microsoft.
Compartilhe
Veja também
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix