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Mídia

Zoom expande atuação em busca de maior share

Comparador de preços quer ser o segundo player no segmento dominado pelo Buscapé


15 de abril de 2012 - 8h01

Com o objetivo assumido de ser o segundo player na comparação de preços, atrás do líder Buscapé, o Zoom acaba de criar uma área de publicidade exclusivamente para atender a indústria. O foco inicial do site era o varejo. “Percebemos que havia um conteúdo vasto e enxergamos nisso um potencial para a própria indústria”, explica o CEO do Zoom, Francisco Donato. A área de mídia digital do site aposta em projetos de mídia como forma de apresentar os produtos e lançamentos aos usuários e investirá em formatos como vídeos, hotsites e conteúdos interativos. Prova disso, a venda de banners tradicionais não consta da oferta de publicidade do Zoom.

Donato exemplifica o formato diferenciado: a Apple, com a chegada do novo iPad ao Brasil, poderia criar uma página ou dar mais visibilidade para a nova versão do tablet e, com isso, desenvolver um conteúdo especial. Em outro exemplo, a Intel, que não vende produtos diretamente ao consumidor, poderia se destacar em páginas de comparação de preços de notebooks.

A aposta da Zoom, que concorre com outros sites como Zura e Shopping UOL, explica-se pelos números: a consultoria eMarketer prevê expansão de 22% para o mercado de compras online em relação ao ano passado, o que representa um faturamento de quase US$ 19 bilhões para este ano. A partir de 2013, segundo a empresa, o Brasil deve responder por mais da metade das vendas online na América Latina. “O crescimento do mercado em si já é absurdo e ainda assim estamos em ritmo superior já que, de novembro para cá, nosso volume de visitas mês dobrou e chegou a 7 milhões”, afirma Donato.

Reforço

Para reforçar esse posicionamento, o executivo diz que o Zoom atua em várias frentes: com o Google, numa ampliação dos links patrocinados, com maior nível de detalhes; com SEO (Search Engine Optimization – Otimização do Motor de Busca), para expansão orgânica; na parceria com o portal Globo.com, pela qual o e-commerce do site usa o Zoom como comparador de preços; e na parceria com o Shopping Yahoo, semelhante ao serviço prestado para a Globo.com. O Zoom também está em plena campanha de marca no ambiente digital, com um filme que, em cinco dias, chegou a mais de 500 mil views (leia aqui os detalhes).

Para gerenciar a nova área, o Zoom contratou Cecilia Nobrega, que comandará a equipe e será responsável pela geração dos novos negócios da área de mídia digital. A executiva passou antes pela Bondfaro/Buscapé, Grupo Bolsa Mulher e portal Kzuka, pertencente ao Grupo RBS.

E, para aproveitar o gancho do Dia do Consumidor, que é celebrado nesta quinta-feira, 15, o portal acaba de lançar um guia online que destaca os principais itens do Código de Defesa do Consumidor e conta com campo para internautas colaborarem com dicas para ajudar outros consumidores. De um universo de 63 milhões de brasileiros que acessam a internet, quase 12 milhões já fizeram compras online, de acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Outro dado divulgado pelo estudo T-Index 2015 revela que o Brasil deverá ser o quarto maior mercado mundial de e-commerce em 2015, sendo que hoje já ocupa o sexto lugar.

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