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As novas gerações, o desafio para as empresas: o que os “Alpha” desejam?

Com perfil engajado, buscam por marcas que se posicionam socialmente

Bruna Rebello

Diretora de Parcerias & Plataformas Latam para a Nuvei 17 de janeiro de 2023 - 10h49

(crédito: Ground Picture/Shutterstock)

Participar da NRF 2023 Retails Big Show, em Nova York, tem trazido experiências e insights enriquecedores. De olho no presente e no futuro, as empresas já estão se antecipando para os desafios da Geração Alpha, nascida a partir de 2010 que está imersa na internet, celulares e tablets, ávida pelo ambiente digital dos jogos. A discussão de como se preparar para conquistar esses consumidores ganhou espaço no painel “Young-Gen: Paradoxes and parallels”, que aconteceu no último dia 15 de janeiro e foi comandado por duas mulheres, as executivas Leslie J. Ghize e Kristin Patrick.

Os Millenials e a Geração Z, representantes de importante parcela consumidora globalmente e no Brasil, estão prestes a passar o bastão para os Alphas, que se encontram na casa dos 12 anos de idade. A nova geração deve consolidar as preocupações das gerações anteriores, como a sustentabilidade ambiental, as causas sociais e antenadas à política e à diversidade. Ela poderá ser mais firme em suas convicções, mas estarão abertas a tendências onde as expressões individuais e contraditórias podem surgir. Será um cenário mais dinâmico e complexo, e eles escolherão marcas e empresas identificadas com suas visões e seus gostos.

Com a chegada do 5G em vários países, um novo campo desponta para as novas gerações no uso das plataformas, como o Metaverso, uma internet mais imersiva com realidade virtual, com a realidade ampliada fazendo parte do dia a dia desses jovens. Eles estarão cada vez mais online, habituados menos com os encontros presenciais e mais com conversas em meio virtual. Comprar por plataformas virtuais, com criptos e ativos digitais também será mais comum. O varejo e seus parceiros já estão se preparando para essas novidades, é nós precisamos pensar como fazer isso da melhor forma, sem que as marcas venham a perder a sua cara, voz e identidade nesse processo.

Para alcançá-los, as marcas terão que se adequar as políticas de ESG, que envolvem as melhores práticas ambientais, de governança e sociais. O desejo da geração Alpha não é só o do consumo pelo consumo em si. Um conceito comum em ciência também vale para o mercado, o mundo é dos adaptados e esse é o principal desafio para todos nós.