Retail Media: transformando varejistas em veículos de comunicação
Como conquistar novas fontes de receita e ir além da compra e venda de produtos
Como conquistar novas fontes de receita e ir além da compra e venda de produtos
15 de janeiro de 2024 - 13h36
O varejo está passando por uma transformação significativa, impulsionada por mudanças no comportamento do consumidor pós-pandemia. Um dos temas mais discutidos atualmente é o Retail Media, assunto que tem ganhado destaque como uma tendência crucial e tenho observado muitas conversas sobre o tema durante a NRF (National Retail Federation).
O varejo, modelo de negócios baseado na venda de bens ou serviços ao cliente final, está se revelando como um elemento fundamental que detém um conhecimento profundo sobre os consumidores, seus hábitos e criando um relacionamento estreito com eles. Essa perspectiva abre portas para novas oportunidades de negócios, indo além da simples compra e venda de mercadorias e chegando no conceito de Retail Media.
Esta é uma abordagem que transforma varejistas em veículos de comunicação modernos. Isso significa que, além de oferecer produtos, os varejistas podem monetizar sua inteligência e seu relacionamento com os consumidores, vendendo espaços publicitários para a indústria. Essa mudança atende o atual desafio do setor, que é conseguir gerar novas receitas com margens mais altas do que as tradicionais operações de compra e venda.
Ao adotar essa estratégia, os varejistas podem vender campanhas publicitárias para a indústria, impulsionando produtos de forma direcionada aos consumidores com maior propensão de compra. Por exemplo, o Walmart pode vender campanhas para empresas como a Unilever, personalizando a experiência do consumidor através de notificações push no app, banners no site, e-mails direcionados e outras formas de publicidade digital e/ou nos espaços físicos de loja.
Essa estratégia pode chegar a proporcionar receitas com margens médias de 66% (!), em comparação com as tradicionais margens de 2 a 3% provenientes da compra e venda de produtos. Além disso, a conversão gerada por essas campanhas de Retail Media é substancialmente superior a outros meios tradicionais como rádio, televisão, e até mesmo as tradicionais plataformas digitais.
O cenário futuro que podemos vislumbrar torna essa tendência uma realidade para todos os varejistas. Já observamos grandes redes supermercadistas ao redor do mundo buscando ter cerca de 15% de sua receita proveniente da mídia. Uma mudança significativa, que implica um aumento exponencial nas margens de lucro e na capacidade de abrir novas fontes de receita para os varejistas.
No Brasil, já presenciamos movimentos nesse sentido: empresas como Raia Drogasil e Carrefour estão desenvolvendo estratégias maduras deste conceito, e outros varejistas estão seguindo essa tendência, mostrando que o país está pronto para abraçar essa transformação.
O Retail Media é mais uma revolução que o varejo está começando a experimentar. Estamos testemunhando os varejistas se tornarem veículos de comunicação modernos, atendendo não apenas às demandas dos consumidores, mas também proporcionando uma fonte de receita significativamente mais lucrativa. O evento da NRF tem sido o palco perfeito para discutir e explorar ainda mais as possibilidades emocionantes dessa e de outras inovações do mercado.
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