Jogos Paralímpicos: as marcas de moda envolvidas com o time brasileiro
Em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, marcas de vestuário e também fabricantes de brinquedos e acessórios criaram peças exclusivas e adaptadas para pessoas com deficiência
O Comitê Paralímpicos Brasileiro concretizou algumas parcerias com marcas, entre elas, a Asics e Havaianas, responsáveis pelos uniformes dos atletas (Crédito: Alessandra Cabral)
Os Jogos Paralímpicos de Paris começam no dia 28 e, para que os atletas cheguem à competição em grande estilo, algumas marcas estão se associando ao CPB. O Comitê Paralímpico Brasileiro anunciou algumas marcas como parceiras dos uniformes, como Havaianas, Asics e Toyota. Nessa edição, o Brasil vai levar 279 atletas de 20 modalidades para o principal eventos esportivo do mundo.
Para completar o outfit, a Havaianas produziu os calçados para que os atletas possam desfiliar por Paris. Em ambas iniciativas, os atletas paralímpicos participaram do desenvolvimento das peças para torná-las acessíveis e confortáveis.
No caso das Havaianas, a cocriação contou com debates iniciados em 2020 e workshops com profissionais de pesquisa e desenvolvimento.Os calçados têm solados de borracha injetada, uma variante ainda mais macia da borracha tradicional usada pela marca.
A coleção de calçados criado pela Havaianas conta com adaptações nas solas e nas tiras (Crédito: Divulgação)
Quais marcas se conectaram com os Jogos Paralímpicos?
Do grupo AR&Co, as marcas Reserva e Reserva Mini lançaram uma colaboração com a Warner Bros que os personagens Looney Tunes. A coleção oferece 17 peças, adaptadas para pessoas com deficiência (PCD).
Os itens foram produzidos em colaboração com a Equal Moda Inclusiva. Além disso, a coleção da linha Adapte, da Reserva, conta com peças tamanho adulto e infantil que auxiliam o conforto no cotidiano de PCDs. Com aberturas, ajustes e tecidos adaptados, a linha foi pensada a partir da ergonomia e das características sensoriais desse público.
O CPB firmou parcerias com outras marcas, como Kameleon Bags, Indústria Bandeirante, Grow, CooperFun e Dois Cunhado. Além de embalagens de alimentos customizados paraà deficientes visuais e malas de bordo adaptadas, também estão disponíveis jogos de tabuleiro, como “Tamo Junto: Brasil Paralímpico e Looney Tunes Libras”.
Nesse Jogos Olímpicos serão 254 esportistas com deficiência, 19 atletas-guia (sendo 18 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo.
Os atletas brasileiros vão disputar 20 das 22 modalidades dos Jogos Paralímpicos. As equipes brasileiras não conseguiram se classificar no basquete em cadeira de rodas e no rúgbi em cadeira de rodas.