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Como a experiência constrói relações autênticas


4 de março de 2024 - 14h01

“Marcas são como pessoas”. No dia a dia de quem trabalha com marketing e temas correlatos, essa comparação soa como um mantra. E analisar as semelhanças entre uma coisa e outra é válida, afinal, quando se trata de marcas, geralmente estamos nos referindo à reputação, imagem, valores e identidade que uma empresa transmite ao público. Por outro lado, as pessoas têm características individuais, personalidades e emoções que as distinguem umas das outras.

Assim como as marcas constroem relacionamentos com os clientes, as pessoas criam conexões interpessoais. Nos dois casos, o poder das relações é capaz de cultivar confiança, lealdade e experiências únicas. Esse último item, será o foco deste artigo.

Durante uma viagem à Ásia, testemunhei como as marcas da região estão avançando na forma como se conectam com seus públicos. A marca japonesa Uniqlo foi uma das que me impressionou. Conhecida em todo mundo por suas roupas casuais, a empresa disponibiliza em algumas lojas a venda de buquês de flores frescas. A iniciativa foi lançada em 2020, visando apoiar a indústria de flores, que estava em crise durante a pandemia, aliado à oferta de mais serviços de personalização aos consumidores. A Uniqlo Flower funciona como uma espécie de floricultura instalada em frente à algumas filiais no Japão que oferece arranjos florais de alta qualidade a preços acessíveis. Cada buquê vem acompanhado de um cartão detalhando a variedade e como aquela espécie deve ser cuidada. A filosofia por trás dessa estratégia, de acordo com o manifesto da empresa, é que “Flores e roupas são semelhantes. Ambas mudam com as estações e acrescentam cor às nossas vidas”.

A iniciativa da Uniqlo é um exemplo de como se pode transformar um propósito autêntico em uma boa experiência de compra, indo além do seu cerne. O despertar dos sentidos, por meio da estética das fachadas das lojas, com o colorido e variedade das flores e o perfume que esses arranjos exalam pelo ambiente, certamente provocam emoções positivas e melhoram o nível de satisfação em relação àquela marca.

Essa abordagem ilustra muito bem como o marketing de experiência deixa de ser tendência para se tornar uma peça fundamental no arsenal de estratégias das marcas, especialmente quando se trata de construir relacionamentos duradouros com seu público. A ligação entre empresas e consumidores está se tornando mais direta e rápida, influenciando as decisões de compra futuras da audiência. Tal interação, impacta nas opiniões individuais, afetando tanto as decisões de compra quanto as recomendações para amigos.

A pesquisa CX Trends, realizada este ano pela Opinion Box em parceria com a Octadesk, confirma essa afirmação. Conforme o estudo, 87% dos entrevistados dão preferência para marcas que oferecem boas experiências, enquanto 75% dizem fazer isso mesmo que precisem gastar mais e 65% já desistiram de compras devido a experiências ruins. Por outro lado, as empresas também já estão atentas aos comportamentos de seus clientes. Um levantamento divulgado pela Track.co revela que mais de 60% estão cada vez mais preocupadas com a experiência do cliente.

No entanto, é crucial reconhecer que essa experiência não precisa necessariamente estar conexa à compra imediata. Devemos concentrar esforços em gerar vínculos autênticos, despertando desejos genuínos que surgem muitas vezes em momentos não convencionais, como um festival, durante um passeio no parque ou em um dia na praia.

Recentemente, uma das linhas de verão da companhia trouxe esse conceito não apenas com os benefícios dos produtos, mas também indo até onde seus consumidores estão. Em parceria com a Prefeitura e a Secretaria do Turismo de Fortaleza, a empresa transformou a emblemática ‘Praia do Futuro’ em ‘Praia do Hoje’, convidando as pessoas a viverem o momento e a se aceitarem como são. A ação incluiu atividades na praia, como espaços para prática esportiva, áreas de autocuidado e experimentação dos produtos, além da distribuição de cangas personalizadas com mensagens incentivadoras.

O aprendizado que tiramos dessa ação em Fortaleza é que permanecer relevante é fundamental para que uma marca se envolva com os consumidores em um nível mais profundo, transmitindo valores e conceitos que ressoem com suas audiências. As empresas, principalmente as do setor de consumo, devem participar ativamente de temas importantes e atuais, além de fazerem parte das conversas dos clientes. Isso contribuiu significativamente na construção de uma base de um público leal e cada vez mais engajado.

Diante de um consumidor cada vez mais exigente, não cabe mais estratégias de marketing agressivo, que em diversas ocasiões se aproveitam das inseguranças das pessoas.

À medida que avançamos em um ambiente de mercado em constante transformação, é essencial que as marcas adotem uma abordagem proativa para a experimentação, ampliando seus horizontes e buscando constantemente novas maneiras de se conectar com os consumidores. Essa é uma jornada que transcende a oferta da melhor condição de compra, o mínimo indispensável. Devemos expandir os limites e reforçar a importância de valorizarmos as relações humanas em tudo o que fazemos. Mais do que vender, estamos aqui para construir laços que resistam ao tempo e às adversidades. Que possamos continuar a nos inspirar nas vivências de nossos clientes e a oferecer-lhes não apenas produtos e serviços, mas sim momentos de encantamento e conexão verdadeira.

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