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Como criar um aplicativo para engajar seus clientes
O planejamento é a chave para alcançar uma maior audiência e transmitir a mensagem da sua empresa
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Odhara Rodrigues e Jay Shapiro
28 de abril de 2016 - 8h04
Uma das principais razões para se ter um aplicativo é poder efetivamente “vender” seu negócio. Não importa em qual área de atuação, há sempre uma boa chance de se beneficiar ainda mais com as pessoas conhecendo melhor o seu negócio. E, quanto maior o alcance, mais as chances de sucesso. Ter um aplicativo é um importante canal para transmitir sua mensagem sem precisar pagar por publicidade. Até porque, como se sabe, publicidade e marketing podem custar bastante hoje em dia. E uma maneira de falar direto com seus clientes é por meio do seu próprio aplicativo.
Aplicativos móveis são também uma boa fonte de receita para alguns setores. Gerar receita por meio de um app não é sempre possível ou mesmo fácil, mas essa pode ser uma ferramenta que melhora consideravelmente seus lucros. A boa notícia é que há diversas maneiras de monetizar seu aplicativo uma vez desenvolvido e lançado no mercado.
Entretanto, com a competição acirrada do mercado atual, o que pode ser feito para que clientes ou potenciais clientes se interessem em baixar o seu aplicativo? E mais, como garantir que seu app não seja descartado rapidamente? Não há uma fórmula mágica para o sucesso, porém, há algumas dicas a serem seguidas e problemas a serem evitados.
Conheça sua estratégia
Assim como qualquer iniciativa nos negócios, não se pode apenas decidir desenvolver um aplicativo e esperar alcançar sucesso com isso sem ter um bom planejamento estratégico, como destaca o site Business2Community. Quais são as principais necessidades do seu cliente? Você quer um aplicativo apenas para relacionamento e ações de marketing ou precisa de um sistema que realizará transações? Quem é a audiência que você busca fidelizar e quais seus desejos e expectativas? Você pode desenvolver um aplicativo tanto para iOS quanto para Android? Uma vez que tenha todas essas respostas, aí sim estará pronto para seguir adiante.
Quem é a sua audiência?
Você precisa saber quem quer atingir. Entender seu público-alvo a fundo é o principal ingrediente para um aplicativo de sucesso. Nem todo produto será um sucesso de adesão como o Instagram, por exemplo, o que é de se esperar, e os desenvolvedores devem levar isso em consideração. Em outras palavras, um aplicativo de nicho pode ser um grande sucesso se bem desenhado para o público em questão.
Priorize a execução
Segundo o jornal USA Today, 80 a 90% dos aplicativo são deletados pelos usuários após poucos acessos. A quantidade de aplicativos que, de fato, são usados, é significantemente menor do que a de apps baixados.
O que isso significa para os criadores? Os usuários têm uma baixa tolerância por aplicativos que não funcionam bem. Um estudo da Compuware observa que apenas 16% dos usuários de smartphones tentarão usar um aplicativo com erros mais de uma vez, como explica o site TechCrunch. Um aplicativo com bugs ou cheio de erros não tem muita funcionalidade, mas, ainda pior que um app com falhas, é um que não as conserta. Sendo assim, é sempre importante garantir que a execução seja priorizada e ouvir prontamente a avaliação dos clientes depois que o aplicativo é lançado.
Evite erros
Sob grande pressão, muitas vezes os desenvolvedores lutam para criar um produto que chame atenção nas app stores para que, ao menos, seja baixado e utilizado mais do que algumas vezes. Mas, como disse antes, se você conhece bem o seu público, ouça o que ele tem a dizer e dedique-se a executar de acordo com as necessidades dele para, dessa forma, aumentar suas chances de sucesso.
Certifique-se de testar, retestar e solucionar problemas depois dos testes, antes de colocar o produto no ar. Uma vez publicado, garanta o monitoramento do comportamento do usuário, para poder ajustar o aplicativo e proporcionar a melhor experiência possível.
Seja simples
Mas lembre-se: para pequenas empresas, desenvolvimento e interface simples são fundamentais. Manter a experiência do usuário a mais perfeita possível deve ser a prioridade do seu aplicativo. Tudo o mais é secundário. Não importa quão lindo seja, ou quantas ferramentas você inclua, funcionalidade ainda é a principal qualidade.
Uma plataforma de engajamento
O que faz os aplicativos móveis realmente especiais para um negócio vai além da popularidade da plataforma. Com as infinitas funções disponíveis e um pouco de imaginação, uma empresa pode atrair clientes de diferentes maneiras. Por exemplo, ao incluir a integração com as mídias sociais, pode-se conectar uma empresa aos destinos online mais populares e estimular os usuários a compartilhar seu aplicativo na própria rede. Notificações de atualização também incentivam a interação, uma vez que chamam a atenção do internauta direto de sua tela principal. Particularmente para pequenas empresas, buscar uma maneira de explorar funcionalidades de localização podem trazer um grande retorno. E, ainda, uma vez que conseguir encontrar uma forma de integrar um sistema de compras ao seu aplicativo, então você terá mais do que uma ferramenta de marketing, terá também uma fonte adicional de receitas.
Busque o melhor parceiro
Todas essas decisões se baseiam na maneira pela qual você decide desenvolver o aplicativo. Caso não tenha orçamento para contratar uma equipe de desenvolvimento dedicada ou prefere fazer por conta própria, não é preciso ser um especialista em codificação para atingir os melhores resultados. Plataformas “faça você mesmo”, como a AppMakr, oferecem todas as ferramentas necessárias, inclusive para troca de mensagens, opções de monetização e análises que auxiliam verificar se seu aplicativo está alcançando todos os objetivos da sua estratégia. Ao utilizar o sistema mais apropriado, seu aplicativo não precisará ser apenas um adicional ao seu negócio para se manter atualizado. Será também uma parte essencial do seu plano para conquistar ainda mais sucesso.
(*) Jay Shapiro é CEO da AppMakr
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