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5 erros comuns que as marcas devem evitar nas redes sociais
Veja como não cometer erros comuns para começar uma estratégia de social media marketing na direção certa
5 erros comuns que as marcas devem evitar nas redes sociais
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BuscarVeja como não cometer erros comuns para começar uma estratégia de social media marketing na direção certa
25 de agosto de 2014 - 10h30
É comum que empresas menores se percam no vasto mundo da mídia social. Para começar a traçar sua estratégia de marketing no caminho certo, confira o que não fazer na social media:
1) Não cochile e perca seu perfil nas redes sociais
Mesmo que você esteja tímido para investir em marketing de social media, você deve ir adiante e criar uma página com o nome de sua marca nas principais redes sociais. A maioria das plataformas permitirá que você mantenha privacidade até que esteja preparado.
Uma pesquisa da Webs aponta que 43% dos donos de sites escolhem o domínio praticamente no momento do lançamento. As empresas devem fazer o mesmo na mídia social.
Exemplo: A Apple é reconhecida no universo do social marketing por não ter uma página ativa e oficial no Facebook. No entanto, as 11 milhões de pessoas que curtem o resultado mais popular, Apple Inc., podem não saber que essa página não é a oficial da empresa.
2) Não confie apenas no alcance orgânico
Não é segredo que o alcance orgânico – número de pessoas que veem o conteúdo que você não pagou para promover – tem declinado nos últimos meses. Alguns pontos que contribuem com o alcance orgânico estão sob seu controle (como postar conteúdo engajador com certa frequência), mas muitos fatores são determinador simplesmente pelo algoritmo do Facebook.
Se o propósito de sua presença no Facebook é simplesmente engajar sua comunidade de seguidores e estabelecer uma presença de marca, posts orgânicos podem dar conta. Porém, se suas metas incluem e-commerce e direcionar tráfego para sua loja online, com certeza vale considerar o Facebook Ads. Porque desta forma o conteúdo pode ser hiper segmentado sem que sua empresa precise gastar muito.
3) Não se contente em fazer curadoria – crie!
Curadoria de conteúdo se tornou, literalmente, um trabalho em tempo integral para alguns anunciantes. Encontrar e compartilhar ótimas ideias ajuda a aumentar o alcance e contribui com a conexão com outros anunciantes. No entanto, quando a curadoria rouba o espaço da criação é preciso ter cuidado. Quando você gerencia um negócio, é importante achar tempo para escrever artigos autorais, criar vídeos e posts. Porque se você só compartilha, o SEO, o tráfego e a construção de marca nunca chegarão ao seu site.
Exemplo: o McDonald’s tem uma das presenças mais vibrantes na mídia social. A rede de fast food está sempre criando conteúdo ágil e original que reflete a imagem da marca e se apoia em tendências do momento. Veja a campanha para a Copa do Mundo com a hashtag #McdOneGoal para se inspirar.
4) Não invista em uma conversa unilateral
Há um tempo e um espaço para listar seus produtos e falar sobre suas conquistas – e isso deve estar no seu site. Por outro lado, a social media pode te ajudar a gerar awareness para sua marca e seus produtos, mas não da mesma forma que um site ou um anúncio. A maneira mais rápida de perder seus seguidores é falando sobre si mesmo. As pessoas sabem que podem visitar o site de sua empresa quando querem comprar algo – se eles te seguem na social media para uma conexão maior. Encontre formas claras para trabalhar anúncios, mostre seus produtos no contexto e crie conversações. Então você verá o engajamento crescer.
Exemplo: seguir uma empresa como A.1. Original Sauce no Facebook poderia ser algo muito entediante, mas em vez disso, a marca escolheu investir seus recursos em posts e vídeos hilários para manter os seguidores curtindo, compartilhando e comentando, como nesse vídeo ” target=”_blank”>aqui.
5) Não perca oportunidades de visual branding
Social media e imagem andam juntas. O portal repaginado do Twitter permite que usuários escolham vídeos e fotos, o Instagram e o Pinterest são grandes sucessos e o novo layout do Facebook tem imagens maiores. Se existe uma área do seu plano de social media marketing que merece atenção são as fotos. Crie posts engajadores, atrativos e invista em fotos de capa impactantes.
Exemplo: a Fanta é uma marca que investe em marketing visual. A página do refrigerante no Facebook é constantemente atualizada com posts bem-humorados e boas imagens de capa e perfil.
Com informações do Social Media Today
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