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5 erros comuns que as marcas devem evitar nas redes sociais

Veja como não cometer erros comuns para começar uma estratégia de social media marketing na direção certa


25 de agosto de 2014 - 10h30

É comum que empresas menores se percam no vasto mundo da mídia social. Para começar a traçar sua estratégia de marketing no caminho certo, confira o que não fazer na social media:


1) Não cochile e perca seu perfil nas redes sociais

Mesmo que você esteja tímido para investir em marketing de social media, você deve ir adiante e criar uma página com o nome de sua marca nas principais redes sociais. A maioria das plataformas permitirá que você mantenha privacidade até que esteja preparado.

Uma pesquisa da Webs aponta que 43% dos donos de sites escolhem o domínio praticamente no momento do lançamento. As empresas devem fazer o mesmo na mídia social.

Exemplo: A Apple é reconhecida no universo do social marketing por não ter uma página ativa e oficial no Facebook. No entanto, as 11 milhões de pessoas que curtem o resultado mais popular, Apple Inc., podem não saber que essa página não é a oficial da empresa.


2) Não confie apenas no alcance orgânico

Não é segredo que o alcance orgânico – número de pessoas que veem o conteúdo que você não pagou para promover – tem declinado nos últimos meses. Alguns pontos que contribuem com o alcance orgânico estão sob seu controle (como postar conteúdo engajador com certa frequência), mas muitos fatores são determinador simplesmente pelo algoritmo do Facebook.

Se o propósito de sua presença no Facebook é simplesmente engajar sua comunidade de seguidores e estabelecer uma presença de marca, posts orgânicos podem dar conta. Porém, se suas metas incluem e-commerce e direcionar tráfego para sua loja online, com certeza vale considerar o Facebook Ads. Porque desta forma o conteúdo pode ser hiper segmentado sem que sua empresa precise gastar muito.

3) Não se contente em fazer curadoria – crie!
Curadoria de conteúdo se tornou, literalmente, um trabalho em tempo integral para alguns anunciantes. Encontrar e compartilhar ótimas ideias ajuda a aumentar o alcance e contribui com a conexão com outros anunciantes. No entanto, quando a curadoria rouba o espaço da criação é preciso ter cuidado. Quando você gerencia um negócio, é importante achar tempo para escrever artigos autorais, criar vídeos e posts. Porque se você só compartilha, o SEO, o tráfego e a construção de marca nunca chegarão ao seu site.

Exemplo: o McDonald’s tem uma das presenças mais vibrantes na mídia social. A rede de fast food está sempre criando conteúdo ágil e original que reflete a imagem da marca e se apoia em tendências do momento. Veja a campanha para a Copa do Mundo com a hashtag #McdOneGoal para se inspirar.


4) Não invista em uma conversa unilateral

Há um tempo e um espaço para listar seus produtos e falar sobre suas conquistas – e isso deve estar no seu site. Por outro lado, a social media pode te ajudar a gerar awareness para sua marca e seus produtos, mas não da mesma forma que um site ou um anúncio. A maneira mais rápida de perder seus seguidores é falando sobre si mesmo. As pessoas sabem que podem visitar o site de sua empresa quando querem comprar algo – se eles te seguem na social media para uma conexão maior. Encontre formas claras para trabalhar anúncios, mostre seus produtos no contexto e crie conversações. Então você verá o engajamento crescer.

Exemplo: seguir uma empresa como A.1. Original Sauce no Facebook poderia ser algo muito entediante, mas em vez disso, a marca escolheu investir seus recursos em posts e vídeos hilários para manter os seguidores curtindo, compartilhando e comentando, como nesse vídeo ” target=”_blank”>aqui.

5) Não perca oportunidades de visual branding
Social media e imagem andam juntas. O portal repaginado do Twitter permite que usuários escolham vídeos e fotos, o Instagram e o Pinterest são grandes sucessos e o novo layout do Facebook tem imagens maiores. Se existe uma área do seu plano de social media marketing que merece atenção são as fotos. Crie posts engajadores, atrativos e invista em fotos de capa impactantes.

Exemplo: a Fanta é uma marca que investe em marketing visual. A página do refrigerante no Facebook é constantemente atualizada com posts bem-humorados e boas imagens de capa e perfil.

Com informações do Social Media Today 

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