Assinar

Archie lança co-working para decoradores e arquitetos

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Archie lança co-working para decoradores e arquitetos

Buscar
cooworkifdsj
Publicidade

Notícias

Archie lança co-working para decoradores e arquitetos

Site que conecta clientes com arquitetos e decoradores que prestam consultoria online para repaginar ambientes decide seguir tendência mundial.


20 de setembro de 2017 - 8h15

Um co-working dedicado exclusivamente ao mercado de arquitetura e decoração será inaugurado até o final do ano na Avenida Faria Lima, em São Paulo. O projeto é um braço da Archie, uma plataforma digital em que arquitetos e decoradores pudessem atender um número maior de clientes e desenvolver propostas de forma rápida, simples e prática com custos mais reduzidos. As obras estão em andamento e a Archie já está recrutando profissionais interessados em assegurar uma posição na rede de relacionamento da startup.

A ideia das empreendedoras Fernanda Leão e Vanessa Prado Lopes, sócias da Archie, surgiu a partir do lançamento do site, uma espécie de “Uber da Decoração” que gera oportunidades principalmente para profissionais autônomos e pequenos escritórios de prestar serviços pela Internet em  propostas para repaginar o visual da casa a um custo acessível de R$ 299 por ambiente.

“Este é um mercado bastante pulverizado em que há muitos profissionais independentes que hoje trabalham em casa e não se conectam com outros profissionais para compartilhar oportunidades e trabalhar em parceria. O co-working ligado à Archie será um espaço exclusivamente voltado para atender arquitetos e decoradores com um investimento justo e retorno de network e geração de leads”, diz a advogada Fernanda Leão. 

“Será um ecossistema que seguirá os padrões dos escritórios compartilhados, mas, claro, com um projeto arquitetônico que atenda as exigências de quem é do ramo. Mais do que infraestrutura, vamos tentar gerar negócios para os inquilinos”, acrescenta a arquiteta Vanessa Prado Lopes.

Segundo ela, o objetivo do novo projeto é somar o co-working com a plataforma digital para, com esta estratégia, acelerar ainda mais a entrada de propostas para a rede de profissionais que prestam serviços pela Archie. 

“Estamos seguindo a forte tendência de trabalho em rede, de oferecer espaço físico e desintermediação de negócios. O cliente sempre imagina que contratar um profissional especialista em arquitetura e decoração pode sair caro, mas o modelo de negócios da Archie, impulsionado agora pelo co-working, está desenhando um novo formato onde, sim, é possível repaginar sua casa sem estourar o orçamento. O profissional tem um baixo custo operacional e rentabiliza seu tempo disponível e o cliente fica satisfeito por pagar um preço justo por um projeto customizado”, assinala Vanessa.

Como tudo começou

Com mais de 15 anos de carreira e dona de seu próprio escritório, a arquiteta Vanessa Prado Lopes notou que seus clientes tinham sempre a mesma impressão de que contratar um profissional para fazer um projeto de decoração era caro e o investimento também não valia a pena porque eles não precisavam necessariamente de uma assessoria completa, mas apenas de algumas dicas que os ajudassem a tirar dúvidas para encontrar objetos, móveis e cores alinhados com seus estilos. 

Em conversa com a amiga e empreendedora Fernanda Leão surgiu a ideia de criar uma empresa que fosse o “Uber da Decoração”. Com uma equipe virtual formada por talentos de diversos estilos prontos para prestar atendimento online, os clientes poderiam contar com uma ajuda profissional a um preço bastante acessível e os profissionais conseguiriam aumentar seus ganhos otimizando tempo e recursos. 

“Pensamos em como criar uma plataforma de desintermediação para este mercado, já que há um grande número de profissionais com tempo disponível e, do outro lado, clientes que querem repaginar ou montar a casa nova sem precisar pagar uma fortuna”, diz Vanessa. 

“Com a Archie, os profissionais não precisam atravessar a cidade para visitar a casa do cliente e desenhar projetos dissonantes com seu estilo e muito acima do orçamento planejado”, acrescenta Fernanda. 

É tudo realmente muito simples. 

Os profissionais que desejam integrar o time da Archie devem encaminhar seus portfolios e curriculum, que são submetidos a uma curadoria. Uma vez aprovados, eles têm acesso ao sistema e passam por um teste de estilos para identificar quais estão aptos a atender. 

Além de todo ambiente online para atendimento aos clientes, a plataforma inclui ainda uma ferramenta para desenhar a proposta de decoração. Ao entregar o trabalho de consultoria, o profissional recebe 70% do valor faturado pela Archie, que cobra um preço mesmo bem em conta – R$ 299,00 por ambiente.

Já o cliente acessa a plataforma e também faz um teste de estilo. Depois, para dar referências, sobe fotos do ambiente e uma planta baixa ou croqui, além de poder fazer o upload de imagens do Pinterest, fotos de revistas ou mesmo da casa de um amigo. 

Após realizar o pagamento, é direcionado ao seu painel, onde encontra informações sobre o profissional e um porftfolio de trabalhos para se certificar que tem a ver com seu estilo. A partir daí, todo atendimento é realizado online até receber um painel de estilo, a planta e a proposta de decoração.

Investimento

Passados dois meses do início do desenvolvimento do projeto, Vanessa e Fernanda partiram em busca de apoio para fazer a startup decolar. Decidiram, então, participar do Empreenda, programa do Insper, e acabaram conquistando o primeiro lugar na categoria Executiva, o que já rendeu boas credenciais para chamar atenção do mercado investidor. No final do ano passado, atraíram um investidor-anjo, Claudio Dall’Acqua, que aportou capital no negócio. 

“A Archie traz um modelo revolucionário que irá causar um forte impacto no mercado de arquitetura e decoração. Vamos ajudar a cortar o caminho entre os profissionais e os clientes, permitindo que muitos deles contratem uma assessoria qualificada pela primeira vez”, ressalta Fernanda.

O projeto da Archie prevê também a integração de fornecedores de móveis, objetos e produtos para estruturar um enorme marketplace digital com ofertas especiais. 

“Na medida em que atrairmos um grande número de profissionais e clientes iremos contar com diversos parceiros, o que irá facilitar ainda mais o desenho de propostas de decoração e a realização do sonho em um só lugar, sem precisar sair de casa e bater pernas nas lojas. Nossa expectativa é cadastrar 100 arquitetos e decoradores e entregar 2000 projetos no primeiro ano de operação da Archie”, finaliza Vanessa.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também