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Bradesco Next torna-se uma das lojas mais visitadas do Iguatemi JK
Espaço aponta tendência de criação de espaços cada vez mais tecnológicos
Bradesco Next torna-se uma das lojas mais visitadas do Iguatemi JK
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12 de março de 2013 - 12h05
Por Antonio Carlos Santomauro
Além um retorno de imagem expresso em espaços muito relevantes, o projeto Bradesco Next – algo como a "agência bancária do futuro", concebida pelo Bradesco -, também vem servindo de palco de experimentação de novos serviços desse banco. Ocorreram ali, por exemplo, os primeiros testes da possibilidade de saques sem cartão, com a identificação do cliente ocorrendo via características biométricas (esse serviço foi oficialmente lançado em dezembro último).
Agora, avalia-se no Bradesco Next a possibilidade de depósitos de cheques nos quais os clientes não precisam dirigir-se a nenhuma agência, enviando, em substituição ao documento em papel, imagens que eles próprios podem fotografar. "Nossa intenção é ter ali um espaço conceito, que permita a clientes e não clientes contato com as novidades tecnológicas, e ao banco testar novas formas de usabilidade, design, formatos", destaca Luca Cavalcante, diretor de canais digitais do Bradesco Dia & Noite.
E no Bradesco Next esse aprofundamento do contato dos clientes com os avanços da tecnologia materializa-se também em explicações relativas ao usos dos aplicativos da instituição; explicações ainda mais válidas no atual contexto de acelerada expansão do uso de equipamentos móveis nas transações bancárias: "Há cerca de dois anos tínhamos um milhão de transações em celulares a cada três meses, e agora já chegamos a dois milhões em um único dia", relata Luca.
Segundo ele, o Bradesco Next é uma das lojas mais visitadas do Iguatemi JK – shopping paulistano onde o projeto foi lançado, em agosto último -, e mensalmente recebe uma média de 10 mil visitantes. Ali esse público encontra, entre outros itens, um grande painel para a exibição de aplicativos, uma sala de consultoria protegida por uma parede de vidro transparente que fica automaticamente fosco quando ocorre um atendimento – e na qual é possível realizar videoconferências com especialistas em investimentos -, mesa interativa com tela touch screen para animação de consultoria financeira, caixas eletrônicos que enviam por e-mail os comprovantes das transações.
Com esse projeto, complementa Luca, o Bradesco também reforça sua imagem de pioneiro no uso de tecnologia em serviços bancários, já referendada em iniciativas como o primeiro endereço pontocom e o primeiro internet banking do Brasil. Com o Bradesco Next essa imagem foi destacada em espaços como a capa do jornal Financial Times e uma matéria da revista Wired, e colocou-se como tema de abertura de um fórum mundial da empresa de pesquisa em tecnologia Gartner.
De acordo com Luca, a evolução tecnológica tornará as agências bancárias mais especialistas em produtos e serviços específicos, além de diminuir suas tradicionais filas. Não gerará porém o fim do contato humano na relação dos bancos com seus clientes: "A tecnologia sozinha não toca as pessoas, veja-se que a maioria dos apps são baixados e usados apenas uma única vez: talvez tenha faltado o contato humano explicando melhor seu uso e suas possibilidades", ele observa.
Mas projetos como o Bradesco Next integram-se à necessidade de tornar os espaços físicos das marcas mais compatíveis com a modernidade hoje possível em seus domínios virtuais, ressalta Karina Israel, diretora executiva da YDreams no Brasil (empresa que une tecnologia e design para criar ambientes inteligentes, parceira do banco nesse projeto): "O mundo evoluiu muito na parte digital, mas quando vamos para o mundo real ainda convivemos com modelos antigos", ela diz. "E as pessoas não se tornarão virtuais: então, é preciso utilizar tecnologias para que elas transponham a experiência virtual para o mundo real".
Marcas "mais visionárias", afirma Karina, já preocupam-se com a adequação de seus espaços físicos às demandas das novas gerações: "Elas estão vendo que as mídias tradicionais já não funcionam como antes, e que o ponto de venda é fundamental para fortalecer seu relacionamento com o cliente".
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