Assinar

Huffington local vai se chamar ?Brasil Post?

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Huffington local vai se chamar ?Brasil Post?

Buscar
Publicidade

Notícias

Huffington local vai se chamar ?Brasil Post?

Ricardo Anderaós (foto) assume como diretor de redação do portal de marca global do Grupo Abril, que pretende ir ao ar em dois meses


3 de outubro de 2013 - 1h38

Por IGOR RIBEIRO
Do Meio & Mensagem

Início de dezembro é a previsão de lançamento do Brasil Post, portal de conteúdo que será o braço brasileiro do Huffington Post. No comando da operação está Ricardo Anderáos, que deixa a direção de mídias sociais e transmídia do Grupo Abril – empresa parceira dos americanos no projeto –, para assumir como diretor de redação. Sua equipe se iniciará com dez pessoas, contratadas especialmente para o site, que ocupará espaço na própria sede da empresa dos Civita no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

Segundo Anderáos, a meta é colocar no ar um produto cujo símbolo é “inovação, do ponto de vista tecnológico, jornalístico e de gestão”. Para tal, vão importar um modelo do HuffPo que dá grande autonomia a um mesmo jornalista para a produção de conteúdo e monitoramento de redes, baseado numa plataforma desenvolvida especialmente para o portal. Além de trabalhar em noticiário próprio, a meta é ser um grande agregador de conteúdo, inclusive remetendo o leitor para o site de origem, mesmo que do concorrente, quando for relevante. A rotina ainda exige, entre os principais trabalhos, a condução de um amplo debate em redes sociais e na própria seção de comentários do Brasil Post, com todas as possibilidades de fórum e gamefication que já existem na interface internacional. “Os comentários são tão ou mais importantes que a matéria, por isso nossa preocupação”, diz o novo diretor de redação. “No HuffPo internacional ocorreu de muitos leitores se destacarem nos comentários e serem convidados a virar blogueiros”.

O negócio será baseado em mídia e a equipe comercial oferecerá todos os displays disponíveis, entre outras ferramentas, além de três cotas de patrocínio. “A gente quer estrear em grande estilo e para isso estamos em busca de investidores-anjo”, explica Anderáos, que reporta a Manoel Lemos, diretor da Unidade Negócios Digitais. Nem a Abril e tampouco o Huffington Post revelam valores de investimento inicial e metas de comercialização.

O início da negociação, há dois anos, é anterior a chegada de Anderáos à diretoria de redes sociais, quando Arianna Huffington palestrou no InfoTrends, organizado pela Abril, e anunciou a intenção de trazer a marca ao País. Embora não tenha dito, naquele momento, que a Abril era o parceiro potencial, a executiva começou ali mesmo a conversar com Roberto Civita sobre o projeto. A crise das dívidas soberanas internacionais de 2011 retardou o projeto, freado novamente pela morte do presidente do grupo brasileiro, em maio último.

Antes de chegar à Abril em abril do ano passado, Anderáos era diretor de mídias digitais da MTV Brasil, onde começou em janeiro de 2011 (antes havia passado por Band, Estadão, Folha de S.Paulo e UOL). Ele comandará o HuffPo em seu nono mercado de operação. As URLs brasilpost.com.br e até uma variante com "z" já estão reservadas e direcional para o site da Abril. Veja mais detalhes sobre o projeto na edição 1580 de Meio & Mensagem, exclusivamente para assinantes na versão tablet a partir das 13h deste sábado, 5, e impressa na segunda-feira, 7.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também