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Redes sociais e peças de Lego: mesmo com manual, não têm regras
Imagine que você é uma criança de novo, sentada em meio a várias peças de Lego espalhadas pelo chão do quarto. Não há instruções e tudo parece um caos. Como continuar dali?
Redes sociais e peças de Lego: mesmo com manual, não têm regras
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6 de agosto de 2014 - 6h00
POR JOHN SIRACUSA, palestrante especialista em programas de social media*
A maioria das pessoas acredita que é aí que a criatividade surge, mas como você pode fazer isso nesse ambiente? A criatividade flui melhor quando você tem uma base sólida do que precisa criar. Sua criatividade se torna focada e atingirá melhor seus objetivos.
Às vezes, para liberar sua criatividade ou permitir que a criatividade venha à tona, você precisa de instruções sobre como chegar lá. O problema com as instruções aparece ao longo da estrada. Aparece quando você começa a depender demais delas e elas começam a minar sua criatividade.
Todos nós lembramos quando perdemos peças do Lego. Paramos de construir aquela espaçonave por causa disso? Não. Usamos nossa criatividade e conhecimento sobre as outras peças para criar algo novo.
Embora precisemos de regras no início, conforme elas crescem, se tornam burocráticas. Iniciam políticas, procedimentos e instruções para manter controle total. E a criatividade fica aonde?
Você se tranca a um ponto em que falta uma peça de Lego para completar a nave. Você precisa usar sua criatividade para torna-la melhor, mas é incapaz de fugir das regras. Acredito que é por isso que os profissionais lutam contra a criatividade e, em troca, afetam o sucesso de seus departamentos de marketing e social media.
Para que sejam criativos e cresçam na social media, profissionais precisam jogar fora manuais de instrução e começar a construí uma estratégia a partir de uma visão em suas mentes.
Como farão isso?
1. Esqueçam as regras
Não por completo, claro, mas terão que fazer com que as regras contribuam para o crescimento da criatividade.
Pense no que pode ser feito em vez do que não pode. No universo da social media, as possibilidades são inúmeras. Infelizmente, a maioria das ideias criativas são descartadas antes de terem a chance de começar.
Um exemplo disso é a campanha “TD Thanks You”, da TD Bank Canada, do vídeo da Westjet, da Happiness Machine da Coca-Cola e outras inovações em pontos de venda que apareceram na social media nos últimos meses. A TD Bank Canada foi a primeira a adotar essas ideias inovadoras e criou conexões emocionais com a audiência. Por que outras marcas não pensaram assim?
2. Estude outras marcas para aprender novas possibilidades
No meu aniversário de cinco anos, ganhei meu primeiro Lego. Foi demais. Primeiro, segui as instruções e criei espaçonaves conforme o manual. No entanto, meses depois comecei a fazer minhas próprias espaçonaves. A Lego me apresentou à ideia da nave espacial, mas minha imaginação inovadora me levou a desenvolver outros tipos de brinquedo.
As marcas devem fazer isso também. Podem estudar exemplos de outras campanhas de marketing criativas na social media, mas não precisam copiá-las. Em vez disso, têm de usar sua própria criatividade para adaptá-las às suas operações.
Por exemplo, o que a TD Bank Canada fez foi inspirador, mas algumas marcas não têm budget para enviar famílias para a Disney. Mas podem fazer as pessoas felizes de outras formas (só foram necessárias algumas Coca-Colas para que um grupo de estudantes sorrisse).
Então adapte as regras às suas necessidades. Flerte um pouco com elas. Ao fazê-lo, sorrisos começarão a surgir em sua comunidade mais rápido do que esses virais.
3. Trabalhe com pessoas que acreditam
Com todas as regras que cercam uma marca, às vezes pode ser difícil enxergar além. Em vez disso, aproxime-se de pessoas que apoiem essas ideias e queiram realiza-las.
Basta que um número de pessoas criativas e dispostas a trabalharem juntas. Só porque você tem regras não quer dizer que a criatividade tenha que ser minada. Para isso, fique perto de pessoas que acreditam.
Pense no sucesso que sua marca teria se fosse mais humanista e menos transacional. A TD Bank Canada recebeu mais de 3,5 milhões de views em menos de uma semana! Essa exposição é monumental. Todos os comentários diziam como o anúncio era ótimo, como fazia as pessoas se sentirem bem e como era surpreendente aquilo vir de uma marca. Poderia ser a sua marca.
Basta que você ponha de lado esses manuais e comece a montar sua social media peça por peça. Você pode até descobrir que criou uma espaçonave do marketing que impulsiona sua marca ao estrelato social.
*Este post foi publicado originalmente no Mosa Marketing Blog
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