Sete dicas para colocar uma marca no Top 100 do YouTube
Estudo da Pixability, com base no ranking da InterBrands, explica como ser bem sucedido na plataforma de vídeos do Google
Conseguir uma forte presença no YouTube não é uma tarefa fácil para as marcas. Longe disso, é um desafio que envolve métricas e trabalhos específicos. Para desvendar essas estratégias, a consultoria Pixability divulgou o estudo intitulado "The Top 100 Global Brands: chave do sucesso para o YouTube".
A pesquisa tem como base o ranking de marcas InterBrands e traz dicas e contstações de como as empresas mais bem sucedidas dentro da plataforma de vídeos estão utilizando o canal de uma forma atrativa.
1 . Publicar conteúdo de forma consistente
As marcas mais bem sucedidas publicam 50% mais vídeos por canais do que as outras. Esse comportamento precisa se tornar rotina para a empresa.
2 . Leve o YouTube SEO a sério
O YouTube SEO é o segundo maior motor de busca do mundo, atrás apenas do próprio Google e, por isso, a Pixability diz que descoberta é a chave para o sucesso. Vale apena ficar atento no YouTube SEO, porque é uma ferramenta muito diferente do tradicional SEO e do sistema do Google. Por isso, é preciso estar em mais listas de buscas e utilizar mais tags para se fazer presente.
3. Não há necessidade de superprodução
As melhores marcas no Youtube produzem conteúdo de qualidade e não em quantidade.
4 . Sempre online
As marcas precisam integrar os vídeos online com as estratégias off-line, para que estejam sempre conectadas. Isso porque, 17 das 100 maiores marcas utilizam menos de 50% dos seus canais. As marcas não devem ter medo de criar web séries e outras ferramentas.
5. Colocar a marca em tudo o que faz sentido. Sem exageros
As marcas precisam colocar o logotipo no vídeo e nos dados gerados. Isso é importante porque as pessoas não estão sempre observando o conteúdo em seu canal. Os vídeos embed podem esconder a sua marca e apenas disseminar o conteúdo, o que não é bom. Entretanto, não exagere na exibição.
6. O conteúdo é mais importante do que os canais
O upload de conteúdo consistente é muito mais importante do que a criação de múltiplos canais especializados. O estudo mostra que 37% de todos os canais não foram atualizados com novos conteúdos em 120 dias. Os melhores canais focam em seu público-alvo e entregam o vídeo aos usuários regularmente.
7. Use mídia social
Cerca de 25% das marcas no Top 100 utilizam alguma forma de mídia social para disseminar o conteúdo de vídeo. O estudo da Pixability também constatou que em diferentes setores e segmentos a força do social é mais alta e pode otimizar as estratégias. As principais marcas tiveram 89 vezes mais tweets e 330 vezes mais atividade Facebook.
Fatores chave do Vídeo Marketing
O estudo da Pixability descobriu que marcas dedicam muito tempo em produção de vídeo e não se dedicam tanto na qualidade do vídeo marketing. A pesquisa aponta que mais de 50% de toda a biblioteca de vídeos produzidos pelos principais marcas têm menos de mil views.
– Das 100 marcas no topo da lista, apenas uma (Morgan Stanley) não tem um canal no YouTube .
– 56 dessas marcas tem 10 canais ou mais.
– Desde o lançamento do YouTube , essas marcas juntas produziram: 258 mil vídeos e mais de 1300 canais. Além de obterem mais de 9,5 bilhões de visualizações .
– As publicações aumentaram uma média de 73% ao ano desde 2009.
As empresas que estão no topo na produção de vídeos também tendem a obter o maior número de visualizações. Os publishers publicam em média 78 vídeos por mês; e as empresas de mídia publicam 500 por mês.
O estudo da Pixability também defende uma das principais vantagens do vídeo: long tail. Ou seja, as três primeiras semanas de lançamento do vídeo serão responsáveis por 40% do total de views; 30% terá lugar durante 4 a 12 semanas; e mais 30% no período 12 a 52 semanas.