Notícias
Torcedores propõe educação e tecnologia contra crise no jornalismo
Plataforma EdTech oferece solução online com tecnologia proprietária NAVVE, que capacita profissionais na criação de conteúdo.
Torcedores propõe educação e tecnologia contra crise no jornalismo
BuscarTorcedores propõe educação e tecnologia contra crise no jornalismo
BuscarPlataforma EdTech oferece solução online com tecnologia proprietária NAVVE, que capacita profissionais na criação de conteúdo.
ProXXIma
31 de maio de 2019 - 13h40
O que tem acontecido na área do jornalismo nos últimos anos é preocupante tendo em vista o fechamento de importantes jornais e revistas no Brasil, ou até demissões por cortes de custos devido a crise que atingiu o País.
O caso mais impactante talvez tenha sido a crise do Grupo Abril, um dos maiores veículos do Brasil, que teve como consequência o fechamento de algumas revistas e a demissão de mais de 800 funcionários, em 2018.
De acordo com o projeto Volt Data Lab, entre 2016 e 2017 as demissões de jornalistas chegaram a 60% no país. Esse foi o segundo maior registro desde 2012, quando o instituto iniciou as pesquisas sobre o tema.
Antes mesmo do agravamento atual e do cenário desafiador para o jornalismo brasileiro, o empresário Sérgio Sacchi e o americano Derek Hall idealizaram e colocaram em operação “Torcedores.com”, portal esportivo que está no mercado desde 2014 sob o conceito de a “maior redação sem paredes do Brasil”, que é também, a um só tempo, uma plataforma online de formação e capacitação de produtores de conteúdo, na plataforma proprietária do grupo NAVVE.
Hoje, na contramão do cenário adverso no setor e na profissão, o site recruta profissionais que já estão no mercado ou estudantes ainda em formação nas faculdades, com o objetivo de ajudá-los a se manter ativa sua experiência ou dar início a ela. São os chamados “colaboradores”, em um modelo conhecido como de colaboração aberta.
Em 2019, 20% dos colaboradores do Torcedores, prioritariamente estudantes, ao terem a possibilidade de escrever no site, puderam conseguir empregos.
Desde seu lançamento, lembra Sergio Sacchi, “Torcedores.com tornou-se uma organização exponencial graças a seus números expressivos no mundo digital. São mais de 20 mil colaboradores espalhados pelo Brasil inscritos, mais de 25 milhões de visitas por mês, sendo 10 milhões de usuários únicos, além de mais de 300 horas de curso na plataforma NAVVE de Edtech.
Em breve, a plataforma colocará no ar cursos administrados por jornalistas como Mauro Beting, do Esporte Interativo e Jovem Pan, repórteres Glauco Pasa e Andrei Kampff, ambos ex-Globo, e o narrador Marcelo do Ó, da RedeTV!. Outra novidade é o curso de e-sports ministrado por jogadores e treinadores do cenário atual do esporte eletrônico.
Durante a última edição da Copa do Mundo, Marcelo Tas usou a estrutura Torcedores para criar um processo seletivo através de um curso com carga horária de 12 horas. Foram formados jornalistas que acabaram atuando com Tas durante todos os 30 dias do Mundial disputado na Rússia.
Sacchi complementa que “70% da galera que se forma em jornalismo não consegue trabalhar na área. Isso já estava começando a acontecer quando começamos, em 2013. Entendemos esse cenário adverso como uma enorme oportunidade, um ciclo que acontece em todos os mercados. E o que trazemos é uma plataforma para atrair este talento, porque nós o capacitamos através da educação, tem a tecnologia desde o começo para identificarmos no que este talento pode se destacar e aí publicar em múltiplas plataformas este conteúdo”, relatou o empresário.
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores