Assinar

Brasileiros usam IA para trabalho, mas receiam distanciamento humano

Buscar

Brasileiros usam IA para trabalho, mas receiam distanciamento humano

Buscar
Publicidade
Marketing

Brasileiros usam IA para trabalho, mas receiam distanciamento humano

Levantamento da PiniOn mapeia comportamento de uso da inteligência artificial e medos em relação à tecnologia


25 de junho de 2025 - 9h49

Um levantamento realizado pela empresa de pesquisa de mercado especializada em dados competitivos e comportamentais, PiniOn, concluiu que 1 em cada 3 brasileiros já faz uso da inteligência artificial (IA) diariamente. Além disso, 67% do público entrevistado na pesquisa acredita que já dialogaram com uma IA sem saber que se tratava da tecnologia. O estudo entrevistou 917 pessoas de todas as regiões do País.

Profissionais de marketing estão mais abertos ao uso da Inteligência Artificial

ChatGPT é a ferramenta de IA que vem a mente dos brasileiros quando pensam na tecnologia (Crédito: FONs Fasai/Shutterstock)

Os brasileiros usam a tecnologia de formas diferentes, a depender da faixa etária. Segundo o levantamento, os jovens entre 18 e 34 anos utilizam a IA para educação. Adultos com mais de 35 anos concentram seu uso em atividades profissionais.

A maioria (70%) usa a IA somente para esclarecer dúvidas. A tecnologia não entrega os resultados desejados na primeira tentativa. Metade dos entrevistados produz dois a três prompts para obter a resposta necessária.

Cerca de 69% dos respondentes imaginam que a ferramenta deve melhorar suas análises de cenários econômicos e sociais futuramente.

Metade dos entrevistados mencionou o ChatGPT, da OpenAI, como a primeira IA de que lembram.

Medos e conforto em relação à IA

Apesar do uso diário e para funções ligadas ao trabalho e ao estudo, os brasileiros apresentam incertezas em relação à tecnologia. Cerca de 45% dos entrevistados acreditam que o distanciamento humano é um dos riscos do uso excessivo e generalizado da ferramenta. Outros temores envolvem o âmbito profissional: 35% citam o medo de serem substituídos no trabalho e de serem considerados menos competentes por contar com a IA na realização das tarefas.

O levantamento também indicou que o nível de conforto dos brasileiros com a IA varia conforme o gênero dos entrevistados: 43% dos homens se sentem confortáveis utilizando a tecnologia. Entre as mulheres, o percentual é menor: 33%. O estudo afirma que homens tendem a se tornar dependentes da ferramenta, mas as mulheres veem a perda da capacidade crítica como um risco do uso da IA.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Receita Federal acumula R$ 3,026 bilhões em arrecadação com bets

    Receita Federal acumula R$ 3,026 bilhões em arrecadação com bets

    Dados divulgados pelo órgão do governo refletem a tributação sob as empresas de apostas esportivas no período de janeiro a maio deste ano

  • Tommy Hilfiger é parceira oficial de vestuário da Cadillac Formula 1

    Tommy Hilfiger é parceira oficial de vestuário da Cadillac Formula 1

    A collab lança estampas com assinatura da marca em kits, roupas, capacetes e carros dos pilotos, além de peças exclusivas para os fãs