Garagem Unilever: a troca interpessoal e interdisciplinar como chave para a inovação

Buscar
Publicidade

Opinião

Garagem Unilever: a troca interpessoal e interdisciplinar como chave para a inovação

No espaço Garagem Unilever, pudemos trocar, ouvir e proporcionar experiencias de marca inusitadas para quem pode prestigiar nosso espaço

Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem:


24 de outubro de 2023 - 6h00

Desde os tempos primórdios, a inovação é uma prática fundamental. Sabemos disso. Muitos autores tratam das transformações que influenciaram nosso dia a dia para chegarmos aqui (sendo um dos meus favoritos, Oded Galor). Saindo da perspectiva histórica da inovação, e trazendo para a ótica organizacional, sabemos que a inovação não se limita apenas ao desenvolvimento de novos produtos ou processos. Ela está diretamente conectada a vários pilares estratégicos: à sustentabilidade dos negócios, à cultura, ao propósito e modelo de atuação daquela empresa, à experiência do cliente e à agenda ESG por exemplo.

Neste sentido, a Garagem Unilever, nosso hub de inovação, é, há cinco anos, um catalisador de colaboração, inclusão, criatividade e experimentação – tanto para parceiros externos quanto para colaboradores – abrindo espaço para a promoção de discussões, apresentação de propostas, testes e MVPs. A Garagem Unilever, que é uma das peças fundamentais do nosso negócio, vem promovendo o intraempreendedorismo e a inovação aberta, trabalhando diretamente com startups e todo o ecossistema de inovação para gerar soluções para nossas dores, desafios e possibilidades. E qual o resultado disso até aqui? A potencialização dos resultados para a companhia – seja do ponto de vista da inovação incremental (melhoria de processos, agilidade e produtividade), da própria disrupção (novos serviços e produtos), da perspectiva do ESG – matéria tão fundamental para a Unilever –, ou ainda da perspectiva do desenvolvimento de novas habilidades nos times e fomento à cultura de inovação. Prova disso é o índice de promoção que observamos nos participantes dos programas de intraempreendedorismo nos primeiros três anos da Garagem: 28% das pessoas mudaram de cargo após se juntarem aos projetos da Garagem.

E como acreditamos que o conhecimento não deve ficar restrito e merece ser compartilhado, comemoramos o aniversário de meia década da Garagem no melhor estilo: abrindo as portas do nosso hub para o mundo externo, criando conexões com pessoas e organizações durante o Festival HackTown, um dos maiores eventos de inovação do Brasil, realizado no último mês de agosto, em Santa Rita do Sapucaí – cidade conhecida como parte do Vale da Eletrônica e que vem formando as próximas gerações de profissionais da inovação. Nos quatro dias do evento – em que marcamos presença pela primeira vez –, levamos mais de 20 horas de conteúdo compartilhando aprendizados e experiências obtidas com a Garagem no decorrer desses anos, além de dar voz a muitos dos projetos e respectivos responsáveis que lá estiveram para dividir sua jornada. No espaço Garagem Unilever, pudemos trocar, ouvir e proporcionar experiencias de marca inusitadas para quem pode prestigiar nosso espaço.

Mas, como é impossível inovar e gerar transformação sem contar com parceiros estratégicos, ACE Cortex e Voe Sem Asas também estiveram conosco, dividindo com os participantes do festival suas visões, aprendizados e provendo mentorias a quem se interessasse – “ao vivo”.

Toda a experiência que tive no HackTown – como líder e sponsor da Garagem Unilever, como palestrante e como ouvinte – serviu para confirmar aquilo em que mais acredito – a disrupção só é possível por meio da troca, por meio de uma cultura que fomente a experimentação e não tenha medo de errar. Que enxergue além daquele soluço, e compreenda que as oportunidades moram depois dos aprendizados.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como as redes sociais podem contribuir na conversão do e-commerce?

    Como as redes sociais podem contribuir na conversão do e-commerce?

    Levantamento da Nuvemshop aponta maior interferência das redes sociais na venda direta de produtos online no primeiro semestre

  • Pipeline Capital lança concurso para startups de GenAI Commerce

    Pipeline Capital lança concurso para startups de GenAI Commerce

    Iniciativa visa reconhecer IA como elemento acelerador do crescimento das empresas na área de varejo e e-commerce no Brasil