Assinar

Inteligência artificial chegou nas empresas, e agora? Risco ou oportunidade?

Buscar
Publicidade
Opinião

Inteligência artificial chegou nas empresas, e agora? Risco ou oportunidade?

A chegada abrupta da Inteligência Artificial (IA) nas empresas tem sido um tema cada vez mais presente nas discussões sobre o futuro do trabalho e dos negócios

Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem:


26 de abril de 2023 - 9h30

(Crédito: Shutterstock)

A chegada abrupta da Inteligência Artificial (IA) nas empresas tem sido um tema cada vez mais presente nas discussões sobre o futuro do trabalho e dos negócios. A IA refere-se a tecnologias que permitem que máquinas aprendam e realizem tarefas que antes eram realizadas apenas por seres humanos, como análise de dados, tomada de decisões e comunicação.

Com o desenvolvimento da IA, as empresas têm encontrado novas formas de melhorar sua eficiência e aumentar sua produtividade. Os processos automáticos de repetitivos e a análise de grandes consumos de dados em tempo real são apenas algumas das maneiras pelas quais a IA pode ajudar as empresas a economizar tempo e dinheiro, melhorar a qualidade do trabalho e aumentar a satisfação do cliente.

Entretanto, nem tudo são flores, a chegada da IA nas empresas também apresenta desafios e grandes preocupações, como o impacto que a IA terá no mercado de trabalho.

A Goldman Sachs, uma das maiores empresas de investimento do mundo, divulgou recentemente um estudo sobre as demissões em massa que estão ocorrendo em diversos setores em função do avanço da Inteligência Artificial (IA). O estudo aponta que, embora a IA seja um motor de crescimento para a economia, ela também está gerando uma enorme disrupção no mercado de trabalho e está causando a perda de muitos empregos.

Segundo a pesquisa da Goldman Sachs, a IA pode substituir até 30% dos empregos em diversos setores, como transporte, manufatura e varejo, nos próximos anos. Isso significa que milhões de pessoas em todo o mundo podem perder seus empregos, o que terá um impacto significativo na economia global.

Outra preocupação é a ética no uso da IA. Como a IA é alimentada por dados, há o risco de que os algoritmos perpetuem e ampliem preconceitos e evidências existentes. Além disso, o IA também pode ser usado para monitorar e controlar os modos de trabalho que podem ser invasivos ou injustos.

Para lidar com esses desafios, as empresas precisam em primeiro lugar, lidar de frente com esta realidade e ser transparentes sobre como estão usando a IA , trabalhando para garantir que a tecnologia seja usada de maneira ética e justa

A chegada da IA nas empresas tem o potencial de trazer muitos benefícios, como a melhoria da eficiência e da produtividade. No entanto, também apresenta desafios, como o impacto no mercado de trabalho e questões de ética e privacidade. Para aproveitar ao máximo os benefícios da IA e minimizar seus efeitos negativos, as empresas precisam adotar uma abordagem transparente e responsável em relação ao uso da tecnologia e o mais importante, assumir que a chegada da IA é algo inexorável a sua vontade e que cabe a gestão lidar como risco ou oportunidade .

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • IBM e expectativas para 2025: sustentabilidade, segurança e automação

    IBM e expectativas para 2025: sustentabilidade, segurança e automação

    Com IA como carro-chefe, executivos da empresa de tecnologia falam sobre as tendencias tecnológicas para o ano que vem

  • 10 tendências de publicidade digital para 2025, segundo a US Media

    10 tendências de publicidade digital para 2025, segundo a US Media

    Bruno Almeida, CEO da empresa, destaca temáticas como IA, programática e social commerce