Por que o TikTok deveria estar no seu plano de mídia

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Por que o TikTok deveria estar no seu plano de mídia

Quem pensa que o TikTok é apenas uma plataforma de dancinhas e “trends” de jovens, deve rever seus conceitos

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16 de fevereiro de 2023 - 6h00

(Crédito: FrimuFilms/Shutterstock)

Em 2020, a popularidade do TikTok disparou. Desde então, a plataforma já evoluiu bastante, e a cada dia mais marcas estão inserindo a plataforma nas suas estratégias de mídia. Mesmo que o TikTok não pareça relevante para sua marca no momento, os dados preveem que ele se tornará outra rede social básica para o planejamento de mídia e para quem investe em campanhas digitais. Com o engajamento do usuário alto, agora é um ótimo momento para experimentar e descobrir qual conteúdo e anúncios funcionam melhor para envolver seu público.

Quem pensa que o TikTok é apenas uma plataforma de dancinhas e “trends” de jovens, deve rever seus conceitos, afinal, os dados não mentem. Em 2021, o TikTok bateu a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, o que corresponde a cerca de 14% da população mundial — o que o coloca em 7º no mundo, sendo 4.7 milhão usando no Brasil — e esse número deve chegar na marca de 4,92 milhões em 2025.

Além disso, o TikTok vem emergindo como uma nova preferência para pesquisas na web entre os jovens. Claro, o Google continua líder disparado entre as buscas gerais, com bilhões de acessos diariamente, mas, pela segunda vez em anos, se vê um movimento como este (parte das buscas por produtos já havia migrado para os marketplaces). É importante levar em consideração também a qualidade do algoritmo de indicações do TikTok que identifica com muita precisão as preferências dos usuários e faz sugestões relevantes.

A plataforma de anúncios é bastante semelhante a outras plataformas de mídia social. Atualmente, existem alguns objetivos disponíveis — aumento de instalações de app, aumento nas vendas online, novos leads ou aumento de tráfego para o site. Depois, é possível personalizar o público determinando dados demográficos, interesses e comportamentos da persona, criando audiências customizadas. O tipo de orçamento a ser utilizado também varia, podendo ser diário ou vitalício, padrão ou acelerada, orçamento flexível ou Campaign Budget Optimization (CBO).

Segundo o Opinion Box, 60% dos entrevistados achavam que nunca iriam usar o TikTok e hoje em dia usam muito. Além disso, os usuários são bastante engajados. 82% dos usuários acessam a plataforma pelo menos uma vez ao dia, sendo que 39% entram no TikTok várias vezes ao dia e 12% deixam o aplicativo o dia todo aberto. Para ter uma ideia do crescimento exponencial da plataforma, na primeira edição da pesquisa, 6% dos entrevistados deixavam o aplicativo aberto o dia inteiro.

Outro dado interessante, 58% dos usuários entram no TikTok para pesquisar sobre finanças, sendo a plataforma número 1 para saber mais sobre dinheiro, segundo estudo da Octalab e MindMiners.

Empresas que entenderam essa proposta – e não precisam fazer dancinhas – estão ganhando destaque e usufruindo de um dos melhores algoritmos da atualidade. Acredito que a maior diferença do algoritmo do TikTok para as demais plataformas esteja na forma da distribuição do conteúdo. No TikTok, através da For You, o seu conteúdo é propagado para muitas pessoas e, na maioria das vezes, pessoas que nem te seguem.

Conteúdo de valor, personalidade, vida real, de pessoa para pessoas são alguns pontos principais que envolvem um bom conteúdo (orgânico e patrocinado) no TikTok. E vou além: como o conteúdo de vídeo é a chave para o sucesso do TikTok, as lições dele podem aumentar muito a chance de sucesso na televisão ou streaming, mas isso é assunto para outro artigo.

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