AI na produção de conteúdo: revolucionando ou substituindo os creators?
Podemos ver a IA como uma ferramenta de cocriação, trazendo feedbacks com base em dados e endossando ideias e abordagens a partir de padrões pré-estabelecidos
Podemos ver a IA como uma ferramenta de cocriação, trazendo feedbacks com base em dados e endossando ideias e abordagens a partir de padrões pré-estabelecidos
14 de março de 2024 - 11h17
O impacto da inteligência artificial na Creator Economy foi um dos assuntos abordados com frequência em Austin, trazendo à tona as preocupações e previsões para os próximos anos.
As ferramentas e tecnologias de IA estão auxiliando e empoderando criadores de conteúdo a explorarem seus talentos como nunca antes, tendo grande sucesso em ajudá-los a desenvolver suas habilidades, economizar tempo e aumentar a confiança em suas tomadas de decisão.
Além disso, o impacto das inovações em vídeo desenvolvidas por IA na economia já é gigantesco, o que levanta uma questão importante: em algum momento, a tecnologia irá substituir os criadores de conteúdo?
Em um cenário onde a IA conquista ainda mais espaço na Creator Economy, os desafios são muitos, desde discussões sobre dilemas éticos, passando pela originalidade e autenticidade dos conteúdos, até o risco da desvalorização criativa por causa da saturação. Além, claro, das determinações legais que envolvem, por exemplo, direito autoral e propriedade intelectual.
As previsões apresentam diferentes possibilidades, mas, no momento, o cenário mais provável é de que a IA cresça nos próximos anos desempenhando um papel de parceria criativa, sendo parte indispensável do desenvolvimento das ideias de artistas e criadores de conteúdo.
Podemos ver a IA como uma ferramenta de cocriação, trazendo feedbacks com base em dados e endossando ideias e abordagens a partir de padrões pré-estabelecidos. Além disso, os creators poderão contar com esse tipo de tecnologia como um boost de eficiência, economizando ainda mais tempo. Por fim, é provável que enxerguemos a IA ainda como uma inspiração de novas formas de expressão e arte, aumentando o background de creators e artistas e desenvolvendo novos formatos de conteúdo.
Ainda existe um grande caminho a percorrer junto ao desenvolvimento das tecnologias de IA, mas, sem dúvida, já entendemos que esse é um problema e uma solução para todos nós, basta acompanharmos com cuidado e desenvolvermos propostas e realidades on time que protejam os criadores de conteúdo e enalteçam a autenticidade nas redes sociais.
Compartilhe
Veja também
Hugh Forrest deixa a presidência do SXSW
Diretor de programação é demitido do cargo que ocupou por mais de três décadas, como parte de uma reestruturação de equipe
Duração curta e novos locais: como será o SXSW 2026
Organização do evento detalha espaços das palestras e restringe acessos às badgets Interactive, Music e Film & TV