AI na produção de conteúdo: revolucionando ou substituindo os creators?
Podemos ver a IA como uma ferramenta de cocriação, trazendo feedbacks com base em dados e endossando ideias e abordagens a partir de padrões pré-estabelecidos
Podemos ver a IA como uma ferramenta de cocriação, trazendo feedbacks com base em dados e endossando ideias e abordagens a partir de padrões pré-estabelecidos
14 de março de 2024 - 11h17
O impacto da inteligência artificial na Creator Economy foi um dos assuntos abordados com frequência em Austin, trazendo à tona as preocupações e previsões para os próximos anos.
As ferramentas e tecnologias de IA estão auxiliando e empoderando criadores de conteúdo a explorarem seus talentos como nunca antes, tendo grande sucesso em ajudá-los a desenvolver suas habilidades, economizar tempo e aumentar a confiança em suas tomadas de decisão.
Além disso, o impacto das inovações em vídeo desenvolvidas por IA na economia já é gigantesco, o que levanta uma questão importante: em algum momento, a tecnologia irá substituir os criadores de conteúdo?
Em um cenário onde a IA conquista ainda mais espaço na Creator Economy, os desafios são muitos, desde discussões sobre dilemas éticos, passando pela originalidade e autenticidade dos conteúdos, até o risco da desvalorização criativa por causa da saturação. Além, claro, das determinações legais que envolvem, por exemplo, direito autoral e propriedade intelectual.
As previsões apresentam diferentes possibilidades, mas, no momento, o cenário mais provável é de que a IA cresça nos próximos anos desempenhando um papel de parceria criativa, sendo parte indispensável do desenvolvimento das ideias de artistas e criadores de conteúdo.
Podemos ver a IA como uma ferramenta de cocriação, trazendo feedbacks com base em dados e endossando ideias e abordagens a partir de padrões pré-estabelecidos. Além disso, os creators poderão contar com esse tipo de tecnologia como um boost de eficiência, economizando ainda mais tempo. Por fim, é provável que enxerguemos a IA ainda como uma inspiração de novas formas de expressão e arte, aumentando o background de creators e artistas e desenvolvendo novos formatos de conteúdo.
Ainda existe um grande caminho a percorrer junto ao desenvolvimento das tecnologias de IA, mas, sem dúvida, já entendemos que esse é um problema e uma solução para todos nós, basta acompanharmos com cuidado e desenvolvermos propostas e realidades on time que protejam os criadores de conteúdo e enalteçam a autenticidade nas redes sociais.
Compartilhe
Veja também
SXSW confirma Arvind Krishna, CEO da IBM, como primeiro keynote
Além do executivo da big tech, festival confirma nomes já veteranos da programação, como Amy Gallo e Rohit Bhargva
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo