No SXSW, o certo é errar
Minha dica para quem vem ao SXSW é: acerta mais quem erra melhor
Minha dica para quem vem ao SXSW é: acerta mais quem erra melhor
11 de março de 2025 - 10h59
Nunca vou me esquecer de uma frase que o Kevin Kelly – fundador da revista WIRED – falou anos atrás aqui no palco do SXSW: “Em um futuro próximo, as pessoas serão contratadas – e muito bem remuneradas – pra fazerem algo que os robôs ainda não são capazes de fazer: errar”.
Porque se você programa uma máquina para errar e ela erra, na verdade, ela acertou o seu comando. Assim como, se você escrever um prompt agora no ChatGPT pedindo para ele dar uma resposta errada pra sua pergunta, ele vai ficar mais perdido que brasileiro chegando em Austin pela primeira vez.
Afinal, o imponderável e o imprevisível sempre foram elementos fundamentais para a evolução humana – e, do microondas ao Viagra, foram responsáveis por inúmeras inovações na nossa História. E assim, a humanidade evoluiu graças aos casos e acasos de sucesso.
E, pra mim, esse é o grande segredo do festival – e a minha dica pra quem vem pra cá: no SXSW, acerta mais quem erra melhor. É tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que é humanamente impossível gabaritar a programação. E devo grande parte dos aprendizados que levei daqui a palestras em que entrei por engano – como a do Kevin Kelly, por exemplo. Um erro que me ensinou o valor de errar.
Por isso, sempre venho pra cá torcendo pra que algo de errado dê muito certo.
Compartilhe
Veja também
Duração curta e novos locais: como será o SXSW 2026
Organização do evento detalha espaços das palestras e restringe acessos às badgets Interactive, Music e Film & TV
Convergência entre IA e XR evidencia a nova era das realidades imersivas
Especialistas no setor de realidade estendida (XR) debateram o futuro das realidades imersivas, passando pela convergência da XR com a IA e pela evolução do metaverso