O que esperar do SXSW para a publicidade
A publicidade tem enfrentado, cada vez mais, o desafio de traçar estratégias bem definidas para alcançar resultados satisfatórios através das campanhas
A publicidade tem enfrentado, cada vez mais, o desafio de traçar estratégias bem definidas para alcançar resultados satisfatórios através das campanhas
6 de março de 2024 - 10h11
Esta semana começa, em Austin, no Texas, o SXSW, o maior evento de inovação, tecnologia e criatividade do mundo. Um encontro com 24 grandes temas, de setores diversos, para debater o que há de mais atual no mercado global. Avalio que essa é uma oportunidade para se conectar com profundidade nas reflexões e sair com um olhar diferente para o que é novo.
No meio publicitário e de mídias, além da tecnologia e uso da inteligência artificial – que devem estar envolvidas em todos temas centrais – a influência das marcas e o impacto que elas geram na audiência tendem a ser pautas muito debatidas no evento.
A publicidade tem enfrentado, cada vez mais, o desafio de traçar estratégias bem definidas para alcançar resultados satisfatórios através das campanhas. Um movimento que tem gerado altíssimos investimentos em aplicações de mídias, mas que ainda se depara com questionamentos sobre o impacto desejado. Só no Brasil foram mais de R$16 bilhões investidos em mídia digital no primeiro semestre de 2023, de acordo com dados recentes da IAB Brasil e da Kantar Ibope Media. Por isso, as discussões sobre a relação com creators, plataformas digitais e criações de campanhas que realmente impactam o público, estarão no centro dos debates de grandes marcas no SXSW. Quais estratégias realmente impactam os consumidores?
Ações cada vez mais personalizadas e imersivas, que oferecem experiência ao cliente, são pontos que se destacam. A expectativa é de que esse seja um tema não só dos paineis, mas também das ativações das marcas pelo festival, que atuam como inspiração para novas tendências.
Ainda sobre as tendências, teremos espaço para uma discussão ainda mais importante: como os famosos “hypes” devem ser vistos pelas marcas? Esse é um tema interessante, pois nem sempre algo viral fornece um resultado de valor para as empresas.
Como profissional de mídia, as análises e discussões sobre as novas estratégias de influência e reputação de marca parecem nunca ter fim. Apesar disso, entender o público que se quer atingir e a mídia que usar é o primeiro passo para esse processo. A aplicação da tecnologia também é fundamental para o mapeamento do melhor lugar de atuação e para a identificação dos virais. Agora, com a intensificação do uso das Inteligências Artificiais, a tendência é de que os planejamentos e aplicações de mídias segmentadas sejam cada vez mais assertivos para o público.
No Brasil, o setor de Marketing Digital, a IA já é uma ferramenta muito utilizada para o desenvolvimento das peças. Dados de um levantamento realizado pela Canva, apontam que 97% dos líderes de marketing e criação consideram a ferramenta essencial para eliminar trabalhos repetitivos, sendo que 80% diz que isso permite foco em tarefas mais importantes do dia a dia. Em outros setores ao redor do mundo, o cenário também não é diferente. De acordo com a consultoria Grand View Research, o mercado global de Inteligência Artificial deve movimentar 733 bilhões de dólares até 2027.
Outra questão que deverá estar presente no festival é a responsabilidade social e sustentável. Este tópico deve ser um destaque para todos os 24 temas macro do evento. O compromisso com os impactos das transformações ambientais e climáticas, a inclusão, bem como com os impactos dos conflitos armados que estão acontecendo no mundo, são de responsabilidade de todos os grupos de influência no mundo. A reunião de tantas nacionalidades em um mesmo evento dá ao SXSW uma janela muito grande de reflexão sobre os temas urgentes, que deverá ser aproveitada. A expectativa é de que tenhamos conversas muito enriquecedoras sobre esses assuntos.
No geral, acredito que, aos participantes, o planejamento do roteiro para acompanhar o evento deve ser bem feito, com uma programação diversificada. Não fiquemos só na área de atuação, pois temos uma ótima oportunidade de explorar o que está acontecendo em outros mercados. Estar sempre ativo e por dentro do que está acontecendo vale, não só pela experiência, mas também para enriquecer novas ideias.
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