Assinar

Bob Dylan, Nobel de literatura, e a publicidade

Buscar

Bob Dylan, Nobel de literatura, e a publicidade

Buscar
Publicidade
Últimas notícias

Bob Dylan, Nobel de literatura, e a publicidade

Veja algumas das célebres campanhas do cantor com marcas como IBM, Chrysler e Apple


13 de outubro de 2016 - 9h34

bob-dylan-vence-premio-nobel-de-literatura-2016-1476357555299_300x300Nesta quinta-feira, 13, em Estocolmo, às 8h (horário de Brasília), foi anunciada a vitória do cantor Bob Dylan ao prêmio Nobel de Literatura de 2016. A porta-voz da Academia Sueca, Sara Danius, disse que Dylan foi agraciado por ter “criado novas expressões poéticas dentro da grande tradicional canção americana”. Ela ainda traçou paralelos entre a sua obra e a dos poetas gregos Homero e Safo.

Nos últimos anos, a participação de Bob Dylan em campanhas publicitárias também está crescendo. No ano passado, o cantor participou de uma ação da IBM. Durante o comercial, o computador de inteligência artificial IBM Watson conversa com Dylan e analisa toda sua influente discografia, concluindo que suas composições tratam basicamente de como “o tempo passa e o amor se esvai”. Dylan concorda com a afirmação e convida a máquina para escrever uma música com ele.

Um ano antes, Bob Dylan gerou discussão nos Estados Unidos após ter tomado a decisão de emprestar sua imagem para vender carros da Chrysler. No comercial de dois minutos veiculado durante o Super Bowl, Dylan defendeu o orgulho americano e a cidade de Detroit.

Na mesma noite, Dylan emprestou sua canção “I want you” para o comercial da marca de iogurte grego Chobani, que mostrava um urso invadindo uma pequena loja de conveniência no interior dos Estados Unidos, para comprar o iogurte feito de ingredientes naturais (assista a algumas dessas campanhas abaixo).

Para alguns fãs, como reportaram veículos como CNN, Forbes, Financial Times e Bloomberg, na época, ele teria ido longe demais. Ícone da contracultura nos anos 1960, Dylan teria se vendido ao sistema.
De qualquer maneira, Dylan já havia estrelado e emprestado suas músicas para campanhas da Victoria´s Secret, Cadillac, Apple, Google, Pepsi e Co-op.

Além do título, o autor ganha também 8 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 3,7 milhões). Aos 75 anos, Dylan é o primeiro americano a ganhar o prêmio desde Toni Morrison em 1993. Em 2015 a bielorrussa Svetlana Alexievitch foi a premiada. No ano anterior o vencedor foi o francês Patrick Modiano.

Confira abaixo algumas campanhas estreladas por Bob Dylan:

http://www.youtube.com/watch?v=wtyORRJ_gzM

https://www.youtube.com/watch?v=9X3Bcmf3ckQ

https://www.youtube.com/watch?v=eI6sijHBMto

https://www.youtube.com/watch?v=YHzBltFKHAw 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário