Morre Eugenia Nussinkis, ex-presidente do IVC
Aos 89 anos, ela era fundadora e diretora da Media Systems, no Rio de Janeiro; na década de 1960, foi uma das responsáveis por trazer ao Brasil a técnica de GRP
Morre Eugenia Nussinkis, ex-presidente do IVC
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BuscarAos 89 anos, ela era fundadora e diretora da Media Systems, no Rio de Janeiro; na década de 1960, foi uma das responsáveis por trazer ao Brasil a técnica de GRP
Faleceu nesta segunda-feira, 24, aos 89 anos, Eugenia Nussinkis, fundadora e diretora da Media Systems, do Rio de Janeiro, empresa que realiza auditoria de mídia para anunciantes.
Nascida no Rio Grande do Sul, Eugenia fez longa carreira na área de mídia, passando por agências como Interamericana e Alcântara Machado, e é apontada como uma das principais responsáveis por trazer ao Brasil, na década de 1960, a técnica de GRP (Gross Rating Point), importada dos Estados Unidos e ainda hoje utilizada pelo mercado. Na ocasião, Eugênia era gerente de propaganda da Gillette, anunciante atendido pela Alcântara Machado (atual AlmapBBDO), onde a mídia era liderada por Otto de Barros Vidal (atual sócio da NBS).
Alguns anos depois, ao lado de Altino de Barros (McCann), Caio Domingues (J. Walter Thompson) e Paulo Pinheiro de Andrade (Grupo Audi-Market), entre outros, Eugenia liderou o movimento que viabilizou a instalação do instituto Audi-TV, financiado por agências e anunciantes e precursor do Ibope na medição de audiência no Brasil.
Eugênia também desempenhou importante papel institucional no mercado brasileiro, chegando a presidir de 1977 a 1978 o IVC (atual Instituto Verificador de Comunicação). Ela integrou também a diretoria da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes.
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