São Paulo recebe exposição sobre fotografia publicitária
Casa da Imagem inaugura mostra com trabalhos de 80 fotógrafos neste sábado
São Paulo recebe exposição sobre fotografia publicitária
BuscarSão Paulo recebe exposição sobre fotografia publicitária
BuscarCasa da Imagem inaugura mostra com trabalhos de 80 fotógrafos neste sábado
Guilherme Fernandes
17 de novembro de 2016 - 8h02
Uma parte significativa do sucesso da publicidade deve-se à fotografia e sua capacidade de materializar os conceitos envolvidos nas campanhas. Fortalecida a partir da segunda metade do século passado, essa relação tem sua trajetória histórica exposta na mostra “Fotografia publicitária brasileira”, que será inaugurada na Casa da Imagem neste sábado, 19, na capital paulista.
Com curadoria do pesquisador Rubens Fernandes Junior, a exposição reúne imagens de 80 profissionais atuantes na área desde o final dos anos 1950 até os dias atuais. Ao todo, são 480 trabalhos. Entre os profissionais selecionados, estão German Lorca, Henrique Becherini, Hans Gunter Flieg, Chico Albuquerque, Otto Stupakoff, Sergio Jorge e Thomas Scheier. “Eles formam o que chamamos de embrião da fotografia publicitária no Brasil, além de representarem as campanhas mais premiadas do mundo”, comenta Fernandes Junior, em comunicado.
Entre as peças, há registros de propagandas de carros dos anos 1950 e 60 e campanhas de bebidas, calças jeans e cigarros, feitas a partir dos anos 1970.
Para o curador, a mostra apresenta uma visão panorâmica dessa produção, considerando a evolução da técnica e a realidade social, além de refletir um pouco da história do consumo no Brasil. Todo o processo para selecionar os profissionais e peças durou aproximadamente dois anos, de acordo com comunicado. A exposição é gratuita e acontece até 05 de abril de 2017.
Compartilhe
Veja também
Os planos da Oracle na Fórmula 1
Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs
Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa
Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário