Pesquisa aponta crescimento na importância do trade marketing

Buscar

Pesquisa aponta crescimento na importância do trade marketing

Buscar
Publicidade

Comunicação

Pesquisa aponta crescimento na importância do trade marketing

Levantamento da Ampro com Omelete Consultoria analisa relação entre varejistas e agências de trade marketing


18 de outubro de 2018 - 9h05

Embora 66% dos varejistas demonstrem satisfação com as agências que os atendem e 82% afirmam ter alto grau de confiança nas mesmas, 71% têm equipes próprias dedicadas ao trade marketing. Esses são alguns dos apontamentos da pesquisa “O que as agências, a indústria e o varejo pensam sobre o Trade Marketing?”, apresentada pela Ampro (Associação de Marketing Promocional) em evento realizado em São Paulo, nesta quarta-feira, 17.

(Crédito: Reprodução)

Realizada em parceria com a Omelete Consultoria, o estudo qualitativo feito por meio de entrevistas, presenciais e telefone, busca debater a importância do trade marketing no momento atual e os dados anteriores comprovam que o modelo de marketing permanece uma estratégia de comunicação relevante para os varejistas de diferentes segmentos e agências especializadas entrevistados. Cerca de 99% diz que o trade marketing tem mais importância hoje do que há cinco anos.

Dentre os varejistas, as estratégias de maior expressão continuam a ser materiais em PDV, promotores e tecnologia. Cerca de 83% consideram expressivo o trabalho dos promotores para a oferecer uma experiência de qualidade para o consumidor. A tecnologia, por outro lado, deixa a desejar: 71% diz que a que utilizam hoje não atende a totalidade de suas necessidades. “Os varejos estão sinalizando que precisam de ajuda, e estão abertos para contribuir, inclusive com a troca e dados. Isso já ocorre no mercado americano há mais de um década, a real colaboração entre varejo, indústria e agencias. Acredito que a pressão constante por melhores resultados motiva essa evolução”, diz Sergio Alves, diretor do Comitê de Trade Marketing da Ampro.

A tecnologia, inclusive, está entre os critérios mais importantes dos varejistas para a escolha de uma agência. Segundo a pesquisa, ter a tecnologia para a gestão dos negócios é o quarto aspecto apontado, atrás de solidez e saúde financeira (100% das respostas), capacidade e entrega de resultados (100%) e tempo de resposta e reposição de equipe (91%). Tecnologia também foi citada por 91% dos entrevistados. Depois dela, está inteligência (86%). Outro aspecto relevante para os varejistas é a necessidade de usar mais dados. Dos entrevistados, 86% diz ter muitos dados que não são bem utilizados. Para o futuro do trade marketing, os respondentes preveem maior uso de muiticanalidade  e mobile.

A pesquisa aponta ainda que os varejistas procuram por parceiros mais estratégicos e proativos e esse desejo se reflete na opinião das agências. Dos entrevistados da indústria da comunicação, 60% consideram que seu trabalho é mais tático, mas 100% querem participar mais ativamente da estratégia de seus clientes.

“Os maiores desafios do trade para a indústria é estabelecer parcerias mais estratégicas com toda a cadeia e gerar insights reais com todos os dados coletados na ponta. Para o varejo é ter indústria mais próxima como parceiro e trabalhar a multicanalidade. E para as agências é participar mais da estratégia das industrias e aumentar a proximidade com o varejo”, afirma o Alves.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também