Comunicação
Conar libera filme proibido no Reino Unido
Comercial da Coca-Cola que associava calorias a ações positivas pode continuar em veiculação de acordo com órgão regulador brasileiro
Comercial da Coca-Cola que associava calorias a ações positivas pode continuar em veiculação de acordo com órgão regulador brasileiro
Meio & Mensagem
19 de julho de 2013 - 6h09
Dois dias depois de o Reino Unido proibir a veiculação de um comercial da Coca-Cola que associava o consumo de calorias da bebida à prática de ações positivas, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) adotou decisão oposta.
O comercial “Energia positiva” (adaptado no Brasil pela WMcCann) informa que as 123 calorias de uma lata do refrigerante podem ser gastas, entre outras coisas, com “abraços de urso” ou num trajeto de bicicleta até o trabalho. Na Inglaterra, a Advertising Standards Authority (ASA) decidiu pela suspensão alegando falta de clareza sobre quais das situações descritas equivaleriam à perda de 140 calorias (a adaptação brasileira informa que o produto possui 17 calorias a menos porque a campanha daqui baseou o cálculo na garrafa de 290 ml enquanto no Reino Unido, na lata de 350 ml).
A decisão do Conar definida na reunião da quinta-feira 18 contradiz uma anterior, de primeira instância, que proibia a associação entre a marca e a geração de “energia positiva”. A marca recorreu e, agora, obteve decisão favorável do Conar. No entender do conselho de ética, o brasileiro médio tem noção de que o consumo de que qualquer produto alimentício em excesso pode ser danoso. Para o relator, está claro para a população que “o que pode transformar o remédio em veneno é justamente a dose”. Além disso, ele lembra que o próprio comercial sugere a ingestão responsável da bebida e oferece a opção da Coca-Cola Zero para quem não quiser ganhar calorias. Com esta interpretação, o caso foi arquivado por maioria de votos e a campanha pode seguir em veiculação.
Assista, abaixo, às versões inglesa e brasileira do comercial.
Compartilhe
Veja também
Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão
Peça "A Pista é Sua", da plataforma Live in Levi's, visa incentivar engajamento com a cultura e diferentes formas de expressão
Campanhas da Semana: momento de celebração
Betncional celebra carreira de Vini Jr., com a música “O Vencedor”, de Thiaguinho, e Hersheys incentiva que as pessoas deem barras para comemorar a Páscoa