Comunicação

Outubro Rosa: marcas se mobilizam para fortalecer a causa

Iniciativas que aliam informação e engajamento social reforçam a prevenção ao câncer de mama no Brasil

i 13 de outubro de 2025 - 7h30

Outubro Rosa

Outubro Rosa (Créditos: Pixel Shot/Shutterstock)

Existe uma lei que determina que, durante o o mês de outubro, sejam realizadas atividades para conscientização sobre o câncer de mama no Brasil. Mais do que informar, o objetivo é reforçar as orientações do Ministério da Saúde quanto à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao rastreamento da doença.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que cerca de 74 mil novos casos sejam diagnosticados no País em 2025, tornando o câncer de mama o tipo mais comum entre as mulheres. Mesmo com alta incidência, quando a doença é diagnosticada em estágios iniciais, as chances de cura podem superar 95%.

Esses números reforçam a importância de educar mulheres sobre os sinais da doença e incentivar práticas de cuidado e acompanhamento. É nesse ponto central que marcas e instituições assumem o papel de contribuir para que a informação chegue ao máximo de mulheres possível.

Um estudo publicado na revista Public Health Practice, em 2022, aponta que o número de mamografias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) durante o Outubro Rosa cresce em até em até 39%. A pesquisa, que utilizou a base de dados do Ministério da Saúde sobre rastreamento mamográfico, ainda revela que o aumento no número de mamografias alcança 39% em novembro e 22% em dezembro.

Marcas pelo Outubro Rosa

Algumas marcas que já adotaram a causa em 2025 incluem o Instituto Natura e a Avon, com o movimento “Pelo Cuidado das Mamas”. Realizado em parceria com grupo RD Saúde (Raia e Drogasil), o Instituto Oncoguia e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, a iniciativa se divide em duas frentes: ativar o senso de urgência em relação aos exames de detecção precoce da doença e quebra de barreiras de acesso à informação para chegar às mulheres mais vulneráveis.

“Não adianta nada uma experiência superpositiva para um diagnóstico de câncer de mama se as mulheres sequer procuram um sistema para fazer a mamografia na idade certa”, afirma Maria Lorencinho, líder de políticas públicas para cuidados de saúde da mama. “Então nós entendemos que precisava ser um grande movimento de conscientização, que levasse informação de qualidade e quebrasse tabus. Não adiantava ser só nosso, precisa ser muito maior que isso”.

O movimento, iniciado em setembro, se divide em duas frentes: a campanha “Tem que peitar”, estrelada pela cantora Tiê, promove conscientização sobre a doença, enquanto a campanha “Elas com elas” destaca a importância dos exames de rotina da detecção da doença.

Instituto natura

Tiê na campanha “Tem que peitar” (Créditos: Divulgação)

A estratégia do Instituto Natura é manter ações perenes ao longo de todo o ano, desconstruindo o mito do autoexame e alcançando mulheres de maior vulnerabilidade social, econômica ou emocional. O objetivo é gerar uma mudança de comportamento permanente.

“Tem que peitar” foi criada pela agência Repense, e tem parcerias com organizações e comunidades de fé, para que a mensagem alcance mulheres que não estão incluídas no ambiente digital. Outra estratégia adotada pelo Instituo é a distribuição de guias de bolso em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, que leva ao Brasil inteiro informações sobre sinais e sintomas da doença.

“Existem estudos que mostram o quão transformadora é a relação da fé com as pessoas, então [as comunidades de fé] são um lugar onde as mulheres se sentem seguras e onde informações de qualidade podem apoiá-las”, conta Maria.

Outra marca que atua ativamente no combate ao câncer de mama é a Astrazeneca, com a campanha “Com apoio, a vida segue”. Mais do que falar de diagnóstico precoce, a iniciativa reforça a importância da rede de apoio para pacientes em tratamento.

Neste ano, a marca anunciou uma parceria inédita com os Correios para a ação “Cartas de apoio” que transforma em cartas histórias de pacientes, familiares e profissionais da saúde. Através de uma ativação na CPTM, o público pôde escrever cartas para pessoas que enfrentam a doença, que foram seladas e postadas em uma caixa dos Correios na Estação Brás.

“Quando olhamos para os correios, historicamente, tem essa questão sentimental com o brasileiro, de reviver os bons momentos, daquela espera para receber uma carta, uma informação, um apoio”, conta Marília Gusmão, diretora executiva de Relações Corporativas na AstraZeneca. “Buscamos um parceiro que tivesse uma capilaridade nacional, porque o paciente está nas cinco regiões do Brasil. Queríamos resgatar a importância incentivar essa rede de apoio, não só nas atividades do paciente oncológico, mas também nos cuidados que ele precisa, seja no acesso ou no suporte ao tratamento, no acompanhamento da sua vida pessoal”.

Astrazeneca (1)

Campanha em parceria com Correios também traz Regina Casé (Créditos: Divulgação)

Idealizada pela Edelman, a campanha ganha força com Regina Casé, através de um filme inspiracional em que a apresentadora conversa com pacientes sobre suas histórias e cartas. O objetivo é criar uma comunicação clara e fluída, para que ela penetre em todas as classes sociais, e seja entendida independente da complexidade do tema.

O movimento também alerta para os diferentes subtipos de câncer, bem como as demandas terapêuticas específicas. “Se por um lado o governo tem evoluído com a antecipação do rastreamento e da mamografia, por outro lado, nós entendemos que é possível ter tratamentos mais efetivos através do Sistema Único de Saúde. Mas para isso, você precisa identificar qual é o seu tipo ou subtipo de câncer. A gente volta ao ponto da informação como elemento principal para advogar pelo melhor tratamento e condição de saúde”, acrescenta Marília.

O movimento já conquistou o apoio de parceiros como Instituto Oncoguia, Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), Américas Amigas e Instituto Vencer o Câncer (IVOC).

BB Seguros

Campanha do BB Seguros deixa o sol cor de rosa (Créditos: Divulgação)

A BB Seguros, por sua vez, estreia um filme que utiliza inteligência artificial para deixar a luz solar rosa, iluminando mulheres de Norte a Sul do País. A campanha reforça a importância da prevenção contra o câncer de mama e incentiva o autocuidado e autoexame.

Dentre as ações da marca para o Outubro Rosa, está o patrocínio da “Carreta da Mamografia”, que oferece exames gratuitos para detecção do câncer em mulheres sob situação de vulnerabilidade social — a ação acontece em parceria com as ONGs Orientavida e Américas Amigas.

No Rio de Janeiro, a Raccord Produções, em parceria com RioFilme, Festival do Rio e Prefeitura do Rio, coloca em cartaz o filme Câncer com ascendente em virgem, promovendo sessões e debates públicos sobre a doença.

Os convidados nas sessões — compostas por beneficiários de projetos sociais e servidores públicos — poderão participar de uma conversa com o elenco e equipe do filme, além de especialistas em oncologia para estimular prevenção e falar sobre acolhimento durante o tratamento.

Já em São Paulo acontece a 9ª Pedalada e caminhada rosa, em prol da conscientização e prevenção do câncer de mama. O Instituto de Quimioterapia e Beleza (IQeB), em parceria com a Vivara, leva para a cidade uma programação que inclui palestras e ações de autocuidado.

Além disso, o IQeB promove o Banco de Lenços, movimento de doação de lenços que traz acolhimento em troca de experiências entre pacientes de câncer. A iniciativa já doou mais de 50 unidades para mulheres em todo o País, além de abastecer mensalmente dez hospitais com apoio logístico da DHL. Uma mensagem escrita à mão acompanha os lenços num gesto de acolhimento.