Astronautas usarão impressora 3D

Buscar
Publicidade

Marketing

Astronautas usarão impressora 3D

Laboratório de inovação da Lowe?s está desenvolvendo equipamento para imprimir ferramentas necessárias na Estação Espacial Internacional


29 de outubro de 2015 - 6h15

(*) Por Adrianne Pasquarelli, do Advertising Age

O personagem astronauta de Matt Damon em “Perdido Marte” provavelmente aprovaria o próximo projeto do laboratório de inovação da Lowe’s. A rede produtos para reforma do lar fez uma parceria com a firma aeroespacial Made in Space para lançar a primeira impressora 3D no espaço. A partir do começo do ano que vem, os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), que está 400 quilômetros acima da superfície da Terra, poderão usar a impressora 3D da Lowe para imprimir ferramentas do cotidiano.

“Nós vamos colocar uma loja de hardware permanentemente no espaço”, diz Kyle Nel, diretor executivo do Laboratório de Inovação da Lowe’s, que têm apenas um ano de idade e já produziu rupturas tecnológicas similares, como o robô vendedor OSHbot e o Holoroom, simulador realidade virtual para renovações domésticas. Segundo Nel, os astronautas não têm tempo para se preocupar com peças quebradas – a nova impressora é como “a bolsa mágica da Mary Poppins, onde você pode pegar tudo o que precisa”.

Ela com certeza supera a fita adesiva e a pasta de dentes, que é o que os astronautas que estão na ISS usam atualmente para reparar coisas como máquinas de fornecimento de energia e cabos de equipamentos, muitas vezes esperando meses até que as peças de reposição sejam enviadas de foguete. Com a nova impressora, do tamanho de um micro-ondas, os viajantes espaciais precisam apenas ligar para casa e os engenheiros vão mandar um arquivo digital para a impressora por e-mail para fabricar a peça. Cerca de 30% das peças na ISS podem ser impressas em 3D.

Ainda que a colaboração com a Lowe’s tenha começado há poucos meses, a Made in Space passou anos criando a impressora. Ao contrário das máquinas terrestres, a impressora espacial precisa de ventiladores e aquecedores em locais diferentes para combater as zonas de temperatura e conter os problemas gravitacionais. Ela usa um plástico higher-grade – o mesmo material à prova de fogo usado em aviões, segundo Jason Dunn, diretor de tecnologia e cofundador da Made in Space, empresa fundada há cinco anos. A companhia trabalha na impressora há quatro anos, e fez uma parceria com a Nasa para o projeto em 2012. A colaboração com a Lowe’s surgiu pela Singularity University, uma incubadora de tecnologia.

A varejista se envolveu com o projeto como um primeiro passo na sua parceria exclusiva com a Made in Space que irá criar e testar inciativas que desafiem a gravidade. “Esta não é uma parceria de um único projeto”, afirma Nel, destacando que já estão trabalhando em outros projetos. “Este é o verdadeiro começo de uma parceria de longo prazo de testes aqui e no espaço”.

Ele se recusou a dizer quanto a Lowe’s, que vendeu US$56,2 bilhões no ano passado, está gastando na nova impressora. Contudo, a impressão 3D não é algo estranho para a varejista. No começo deste ano, o Laboratório de Inovação abriu um quiosque para esse tipo de manufatura em Mountain View, Califórnia, em sua loja de abastecimento de hardware Oschard.

Os laboratórios de inovação da Lowe também estão lançando uma interação melhorada do conceito Holoroom, que foi apresentado pela primeira vez no ano passado. Em breve, a nova versão estará disponível em 19 das 1845 lojas da rede.

Tradução: Odhara Caroline Rodrigues
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Ação faz parte de uma iniciativa de sustentabilidade em parceria com a ViaMobilidade e a Eletromidia

  • Câmara aprova novo programa emergencial para setor de eventos

    Câmara aprova novo programa emergencial para setor de eventos

    Perse prevê a concessão de R$ 15 bilhões, até 2026, em isenção de alguns impostos para empresas atuantes no segmento; algumas atividades econômicas foram excluídas do projeto