Categoria Profissional de Marketing espelha a pluralidade da função
Ana Paula Castello Branco, Ariel Grunkraut e Daniel Wakswaser enfrentam o desafio de conduzir marcas para além do propósito comercial
Categoria Profissional de Marketing espelha a pluralidade da função
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Liderar o marketing de uma marca é uma atribuição que vai além de fazer com que os consumidores enxerguem valor e queiram adquirir seus produtos e serviços. Já há um bom tempo, compreender os anseios do consumidor e entender as variáveis que direcionam suas escolhas passaram a ser a principal meta de empresas que querem construir e manter a reputação de suas marcas.
Tal missão, que já estava longe de ser tarefa simples, ganha contornos mais complexos à medida em que as discussões da sociedade impõem que as empresas não sejam apenas agentes comerciais. Com a capacidade de penetrar em lares e no cotidiano de milhares de pessoas, as marcas ganham, para o bem e para o mal, o papel de espelhos que refletem comportamentos e direcionam caminhos pelos quais não apenas a indústria da comunicação segue, como também ajudam a moldar o pensamento de gerações.
Nesse contexto, passam a ser múltiplas — e amplamente desafiadoras — as tarefas cotidianas de um chief marketing officer. Afinal, ao definir as estratégias para que suas empresas se sobressaiam e sejam mais bem percebidas pelos consumidores, eles também acabam ajudando a definir o posicionamento e o papel que aquela companhia terá como ator de uma sociedade em intensa transformação.
Essas razões fazem com que a indicação ao Prêmio Caboré na categoria Profissional de Marketing tenha valor ainda maior. Neste ano, representantes de companhias de três diferentes segmentos econômicos, todas com atuação multinacional, disputam o mais importante troféu da indústria de comunicação do Brasil: Ana Paula Castello Branco, diretora de comunicação e marca da TIM Brasil; Ariel Grunkraut, vice-presidente de vendas, marketing e tecnologia do Burger King, e Daniel Wakswaser, vice-presidente de marketing da Ambev.
Em comum, os três possuem um bom tempo de carreira e de permanência nas empresas em que atuam. Ana Paula está na TIM desde 2017. Ariel já ultrapassou a marca de mais de onze anos dedicados ao Burger King enquanto Daniel já está no 14º ano de atuação na Ambev. Essa experiência permite aos três profissionais a visualização, de forma mais clara, das transformações do cenário da comunicação e de como o marketing teve de evoluir, seja englobando outras disciplinas, ou reavaliando o peso da criatividade para a construção de negócios saudáveis.
Antes de ingressar na TIM, Ana Paula Castello branco teve uma longa experiência em outro segmento de negócios, o de bebidas. Ela integrou, por 20 anos, os times de marca e comunicação da Coca-Cola, onde adquiriu boa parte da experiência de sua carreira. Após esse período, teve uma passagem de dois anos e meio pela agência digital Huge, quando retornou ao balcão dos anunciantes, dessa vez para liderar as estratégias de uma das maiores operadoras de telecomunicações em atuação no Brasil, que vivencia, atualmente, a entrada na era do 5G, onde as fronteiras tecnológicas tendem a se abrir, gerando novas oportunidades de conexão entre as pessoas.
Por isso, para ela, concorrer ao Caboré, ainda mais neste ano, é algo emblemático. “Para mim, essa indicação chega em um período muito especial porque consigo olhar para trás e ver como a marca TIM era quando iniciamos esse trabalho de reposicionamento de marketing e ver como ela está posicionada atualmente e sentir muito orgulho do trabalho que vem sendo realizado”, destaca a profissional. Entre os feitos recentes da companhia, que foram desenvolvidos na gestão de Ana Paula, estão o forte investimento da operadora de telecomunicações na música, com o patrocínio ao Rock in Rio de 2022, a retomada do festival musical Noites Cariocas, no Rio de Janeiro, entre outras iniciativas.
A executiva, que em 2020 foi uma das homenageadas pelo Women to Watch, se diz feliz e honrada ao ver seu nome entre os indicados ao Caboré por enxergar, no histórico da premiação, o peso que tal reconhecimento traz. “O Caboré é um prêmio que tem todo meu respeito porque todas as pessoas indicadas e todas aqueles que já ganharam são profissionais que têm um trabalho muito relevante no marketing do Brasil”, destaca.
Diferentemente de Ana Paula, Ariel Grunkraut não é estreante no Caboré. Em 2019, o executivo já foi indicado na mesma categoria Profissional de Marketing, mas não levou a coruja para casa. Essa nova indicação, entretanto, tem um contexto especial, já que ele está em processo de transição para assumir, a partir de janeiro, a posição de CEO da Zamp, holding que engloba Burger King e Popeyes no Brasil. “Todas as conquistas e avanços da marca não são minhas, e sim dos nossos times de marketing, vendas e de tecnologia, além da equipe global, que sempre tem nos ajudado. Estar representando uma equipe de quase 200 pessoas, aqui no Brasil, que atuam nas áreas de marketing, vendas e tecnologia, para mim é um motivo de muito orgulho. Estou muito feliz de estar nessa categoria de profissionais tão brilhantes. Será uma batalha de gigantes”, disse o executivo ao receber a indicação.
Ariel começou a carreira na Ambev, onde permaneceu por nove anos, desempenhando diferentes funções nas áreas de marketing. Depois, trabalhou na AMD e na Aramis até ingressar no Burger King, em 2011, tendo participado de diversos trabalhos que conferiram à marca uma série de premiações por sua criatividade e tom bem-humorado de comunicação. No ano passado, já como VP de marketing, ganhou mais atribuições quando a companhia agrupou os pilares de tecnologia e vendas à disciplina, o que, na visão de Ariel, faz todo o sentindo em um momento em que as marcas buscam uma conexão mais personalizada com seus consumidores. Em maio, foi o nome escolhido pelo Conselho da empresa para liderar o Burger King no Brasil, substituindo Iuri Miranda, que há 12 anos está à frente da companhia.
Colega de Ariel quando o profissional trabalhou na Ambev, Daniel Wakswaser recebeu sua primeira indicação ao Caboré com grande entusiasmo, destacando que ela representa a forma como a companhia veio remodelando sua visão acerca da importância da criatividade. “Estou na Ambev há 15 anos e quem trabalha na empresa há muito tempo sabe que ela foi, por anos, focada essencialmente em resultados. Não entendíamos direito a importância da criatividade. Nos últimos anos, passamos a entender que, quanto mais criativa for a comunicação ou a ação publicitária, melhor ela ficará na memória do consumidor”, diz o vice-presidente de marketing da Ambev, ressaltando, também, o papel da comunicação como um agente transformador da sociedade. Como representação dessa nova consciência criativa, o executivo cita o Effie Effectiveness Index, de 2021, ranking que celebra as marcas que mais se destacam com trabalhos de marketing eficazes, liderado pela AB Inbev, além dos troféus conquistados em Cannes e demais festivais internacionais.
Daniel ingressou na companhia como trainee, em 2018, e desempenhou diferentes funções, como responsável pela comunicação de marcas como Brahma, Bohemia e Original. Em 2016, ganhou a incumbência de responder por áreas globais da AB Inbev, tendo liderado o pilar de cervejas especiais na Europa e a divisão de bebidas em Nova York. No fim de 2020, voltou ao Brasil para liderar todas as estratégias de marketing da Ambev.
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