A dupla brasileira que emplacou 2 cases no shortlist de Titanium
Ricardo Franco e Angelo Maia, da TBWAChiat/Day participaram da criação de campanhas da Adidas e Columbia Journalism
A dupla brasileira que emplacou 2 cases no shortlist de Titanium
BuscarRicardo Franco e Angelo Maia, da TBWAChiat/Day participaram da criação de campanhas da Adidas e Columbia Journalism
Meio & Mensagem
17 de junho de 2019 - 5h00
Com informações do Advertising Age
Os diretores de criação associados da TBWA/Chiat/Day, Ricardo Franco e Angelo Maia dizem que um de seus trabalhos é conseguir identificar verdades. “Se você tem uma verdade, algo irrefutável, isso provavelmente irá impactar pessoas”, diz Franco, em entrevista ao Advertising Age.
Brasileiros atuando no mercado norte-americano, a dupla encontrou uma verdade na história da tenista Billie Jean King, uma das maiores vencedores do esporte nos Estados Unidos e um símbolo na luta pela equidade de gênero. A história da esportista, que há mais de 45 anos venceu a “Batalha dos Sexos” contra o tenista Bobby Riggs – que não deixou de subestimar a capacidade de Billie Jean em várias entrevistas que deu antes da partida.
Inspirados nesse feito, os criativos criaram para a Adidas o case “Billie Jean King Your Shoes”, uma ação que transformou vários modelos de calçados nos mesmos tênis azul e branco, da Adidas, usados pela tenista no histórico jogo. Durante a campanha, que foi lançada na época do US Open 2018, a ação chamou tanto a atenção que vários pares de tênis apareceram na loja da Adidas para serem customizados – entre eles, os das concorrentes Nike, Converse e Vans.
Outra campanha criada pela dupla ´”The Fake Newsstand”, para a Columbia Journalism Review, também partiu de uma verdade: a de que as pessoas compartilham notícias falsas ou questionáveis sem verificar a veracidade das informações. A campanha espalhou notícias falsas em meio ao conteúdo original de algumas revistas e as apresentou em uma banca de jornal de Nova York.
“A única mídia que as pessoas nunca questionam é o papel. Então, pensamos: ‘Vamos impactar essas pessoas por onde elas não esperam encontrar fake news’”, disse Franco. A ideia conseguiu reforçar a imagem de credibilidade da Columbia e também ajudou a educar os consumidores a respeito da importância entre discernir informações verdadeiras das falsas.
A história de Ricardo Franco e Angelo Maia como dupla começou no Brasil, quando trabalharam na Moma. Após um tempo, cada um seguiu um caminho independente: o redator Franco foi para a Africa enquanto o diretor de arte Angelo Maia passou um tempo na BBDO Berlin, na Alemanha. Em 2017, Franco mudou-se para os Estados Unidos para ingressar na TBWA e, quando precisou de um parceiro, convidou o amigo para o desafio.
Para lidar com a missão de entregar cases desafiadores e experimentais, os profissionais recorrem às raízes brasileiras. Ao Advertising Age, a dupla contou que confia no “jeitinho brasileiro” para tornar as grandes ideias em ações e campanhas possíveis.
Com chances de conquistar Leões em diversas categorias, os dois trabalhos da dupla já garantiram cobiçados lugares no shortlist de Titanium, categoria que celebra a big idea do Festival. O resultado da área será revelado na sexta-feira, 21.
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus