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A dupla brasileira que emplacou 2 cases no shortlist de Titanium

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Cannes

A dupla brasileira que emplacou 2 cases no shortlist de Titanium

Ricardo Franco e Angelo Maia, da TBWAChiat/Day participaram da criação de campanhas da Adidas e Columbia Journalism

Meio & Mensagem
17 de junho de 2019 - 5h00

Com informações do Advertising Age

Ricardo Franco e Angelo Maia trabalham na TBWA/Chiat/Day Nova York (Crédito: Reprodução/AdAge)

Os diretores de criação associados da TBWA/Chiat/Day, Ricardo Franco e Angelo Maia dizem que um de seus trabalhos é conseguir identificar verdades. “Se você tem uma verdade, algo irrefutável, isso provavelmente irá impactar pessoas”, diz Franco, em entrevista ao Advertising Age.

Brasileiros atuando no mercado norte-americano, a dupla encontrou uma verdade na história da tenista Billie Jean King, uma das maiores vencedores do esporte nos Estados Unidos e um símbolo na luta pela equidade de gênero. A história da esportista, que há mais de 45 anos venceu a “Batalha dos Sexos” contra o tenista Bobby Riggs – que não deixou de subestimar a capacidade de Billie Jean em várias entrevistas que deu antes da partida.

Inspirados nesse feito, os criativos criaram para a Adidas o case “Billie Jean King Your Shoes”, uma ação que transformou vários modelos de calçados nos mesmos tênis azul e branco, da Adidas, usados pela tenista no histórico jogo. Durante a campanha, que foi lançada na época do US Open 2018, a ação chamou tanto a atenção que vários pares de tênis apareceram na loja da Adidas para serem customizados – entre eles, os das concorrentes Nike, Converse e Vans.

Case Billie Jean King Your Shoes disputa Leões na categoria Titanium (Crédito: Reprodução)

Outra campanha criada pela dupla ´”The Fake Newsstand”, para a Columbia Journalism Review, também partiu de uma verdade: a de que as pessoas compartilham notícias falsas ou questionáveis sem verificar a veracidade das informações. A campanha espalhou notícias falsas em meio ao conteúdo original de algumas revistas e as apresentou em uma banca de jornal de Nova York.

“A única mídia que as pessoas nunca questionam é o papel. Então, pensamos: ‘Vamos impactar essas pessoas por onde elas não esperam encontrar fake news’”, disse Franco. A ideia conseguiu reforçar a imagem de credibilidade da Columbia e também ajudou a educar os consumidores a respeito da importância entre discernir informações verdadeiras das falsas.

A história de Ricardo Franco e Angelo Maia como dupla começou no Brasil, quando trabalharam na Moma. Após um tempo, cada um seguiu um caminho independente: o redator Franco foi para a Africa enquanto o diretor de arte Angelo Maia passou um tempo na BBDO Berlin, na Alemanha. Em 2017, Franco mudou-se para os Estados Unidos para ingressar na TBWA e, quando precisou de um parceiro, convidou o amigo para o desafio.

Para lidar com a missão de entregar cases desafiadores e experimentais, os profissionais recorrem às raízes brasileiras. Ao Advertising Age, a dupla contou que confia no “jeitinho brasileiro” para tornar as grandes ideias em ações e campanhas possíveis.

Com chances de conquistar Leões em diversas categorias, os dois trabalhos da dupla já garantiram cobiçados lugares no shortlist de Titanium, categoria que celebra a big idea do Festival. O resultado da área será revelado na sexta-feira, 21.

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