70a edição de Cannes Lions
São 70 anos de história. Há 70 anos, o mundo ainda não conhecia a genialidade dos Beatles e dos Rolling Stones, o homem não tinha pisado na lua e nem ido para Woodstock
São 70 anos de história. Há 70 anos, o mundo ainda não conhecia a genialidade dos Beatles e dos Rolling Stones, o homem não tinha pisado na lua e nem ido para Woodstock
21 de junho de 2023 - 10h08
“Hoje, começa a 70a edição de Cannes Lions, o tradicional Festival Internacional de Criatividade. E hoje, também, começa a minha história com o Festival, pois é a primeira vez que estou aqui para representar o Grupo Boticário.
São 70 anos de história. Há 70 anos, o mundo ainda não conhecia a genialidade dos Beatles e dos Rolling Stones, o homem não tinha pisado na lua e nem ido para Woodstock. No mundo do marketing, eram os anos de “Mad Men” e os publicitários contavam com alguns poucos meios de comunicação: TV, Rádio, jornais e revistas. A TV era a novidade da época – fazia pouco mais de uma década que o primeiro anúncio havia sido veiculado.
De 1954 para cá, muita coisa mudou. Temos tecnologia de streaming de música e vídeo, como Spotify e YouTube, que nos conectam com qualquer conteúdo em milésimos de segundo. Temos plataformas que nos conectam com uma grande rede de amigos, familiares e parceiros profissionais como Instagram e LinkedIn. E o conteúdo se tornou líquido, com os grandes eventos sendo amplificados para qualquer um que tenha acesso a um smartphone com internet. Para nós, do marketing, a fragmentação de meios não pára de crescer e, hoje, temos plataformas para anunciarmos, como o TikTok, que não existia há 5 anos. E temos novas ferramentas disponíveis como IA Generativa.
Mas, mesmo diante de tantas transformações, existe uma constante. E essa constante é a CRIATIVIDADE. Afinal, ainda somos humanos e nos conectamos com o que toca o nosso coração. Para tocar corações, precisamos partir do que é essencialmente humano para trazer à luz histórias e conversas relevantes. E isso é tão verdade em 2023, como era em 1954.
Ao olhar para a agenda de conteúdo do Palais, fica muito claro que criatividade continua sendo o grande pilar e fio condutor do Cannes Lions. E ela será analisada sob vários prismas, alguns novos e outros já estabelecidos, mas que precisam continuar evoluindo:
Como fica a criatividade com as novas ferramentas de IA Generativa?
Como continuar avançando na pauta de diversidade e inclusão na publicidade?
Em períodos econômicos desafiadores, como mensurar efetivamente o papel da criatividade como alavanca de crescimento?
Estaremos juntos, até o final da semana, para descobrirmos algumas respostas para essas perguntas. Além disso, e, ainda mais importante, espero dividir novas perguntas para nos fazermos para podermos evoluir o marketing nas nossas empresas. Vamos nessa?
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