Nathalie Ursini
12 de abril de 2011 - 7h23
Estreia neste sábado 16, a nova campanha da Penalty que apresenta seu novo logotipo e novo posicionamento. Criado pela Z+, o comercial trabalha com o conceito desenvolvido pela Oz Design, responsável pelo desenvolvimento de branding, definição de posicionamento e redesenho da marca.
“O filme mostra cenas de pessoas jogando futebol das mais variadas maneiras: futebol de campo, de salão, de várzea — além da torcida vibrando”, explica Alan Strozenberg, sócio e vice-presidente da Z+. Reforçando o conceito de que a emoção envolve o brasileiro com o futebol, lançado com um teaser no início do ano (relembre aqui), o comercial trabalha ainda om metáforas, como por exemplo, quando a câmera foca o braço de uma pessoa que está com os pelos arrepiados porque o jogo vai começar, e no corte da cena aparece o mato levantado do gramado. Outro trecho traz o rosto de um torcedor vibrando no alambrado, e, na cena seguinte, a bola batendo na rede do gol.
A assinatura “Penalty. Ginga Brasil” resume o trabalho que a Oz Design veem fazendo há dois anos. Tivemos que aprofundar nosso conhecimento no futebol, para definir a brasilidade com a qual iríamos trabalhar”, conta Ronald Kapaz, sócio-diretor da Oz. As pesquisas passaram pelo livro Veneno Remédio, de José Miguel Wisnik, que trata do futebol como forma de identidade nacional, e até uma entrevista com o antropólogo Roberto DaMatta.
A criação é de Zé Ricardo Novoa, Pedro Candelaria e Leo Macias, com produção da Bossa Nova Filmes, direção de cena de Andrucha Waddington e trilha da Jamute. Apesar de os clubes patrocinados pela marca já estarem jogando com o novo logotipo nas camisas, a nova comunicação visual será lançada oficialmente no próximo final de semana, quando o comercial será veiculado no SporTV e no Multishow.
Reposicionamento
Leandro Ramiro, diretor de marketing da Penalty conta que o reposicionamento estratégico está sendo trabalhado desde 2008, e que a expectativa de crescimento no faturamento da empresa, para este ano, é de 20% em comparação a 2010, quando somou R$ 248 milhões. Desde o começo do ano, a Penalty voltou a patrocinar o pacote de transmissão de futebol do SporTV e assinou contrato de patrocínio com o goleiro Deola, do Palmeiras.
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