Comunicação
RedeTV declara guerra às Tchecas
Emissora entra na Justiça proibindo a fabricante da cerveja Proibida de mencionar o Pânico em qualquer ação publicitária e também pede indenização
Emissora entra na Justiça proibindo a fabricante da cerveja Proibida de mencionar o Pânico em qualquer ação publicitária e também pede indenização
Bárbara Sacchitiello
21 de junho de 2011 - 8h54
Após a poeira ter baixado, a RedeTV decidiu mostrar que não deixará o episódio das Tchecas passar batido. Em um comunicado divulgado pelo seu departamento jurídico na noite dessa segunda-feira 20, a emissora informou que, no último dia 16 de junho, entrou com uma liminar na justiça proibindo a Companhia Brasileira de Bebidas Premium (a CBBP, fabricante da cerveja Proibida), de fazer qualquer menção ao programa Pânico e à RedeTV . A emissora também pede, judicialmente, uma indenização por danos materiais e morais.
De acordo com o departamento jurídico da RedeTV, a CBBP fica proibida de mencionar o Pânico ou de mostrar qualquer imagens das supostas tchecas (que, na verdade, são as modelos e garotas-propaganda Michaela e Dominika) junto com algum apresentador do humorístico em qualquer campanha ou ação institucional da cerveja Proibida. Caso o anunciante descumpra a determinação, a CBBP fica sujeito à punição de uma multa diária.
O polêmico caso das tchecas veio a tona no início do mês de maio. Na ocasião, descobriu-se que as duas belas loiras que apareciam semanalmente no programa Pânico protagonizando o quadro “As tchecas do Brazil” não eram simplesmente duas moças europeias que queriam interagir com a cultura e o povo nacional, mas sim peças fundamentais da ação de marketing do lançamento de uma nova cerveja – a Proibida. O Meio & Mensagem publicou uma reportagem desvendando o mistério, detalhando todo o plano de comunicação criado pela agência We (leia sobre o caso aqui).
A repercussão rapidamente tomou a imprensa e as redes sociais. A agência, as modelos, a CBBP e a própria RedeTV garantiram que o programa Pânico e seus integrantes nada sabiam sobre a ação de marketing, sendo, assim, vítimas da estratégia criada pela agência. Toda a polêmica acabou causando a saída dos criadores da campanha da agência We, que levaram consigo a conta publicitária da fabricante de bebidas (leia aqui).
Agora, passado pouco mais de um mês do burburinho, a RedeTV decidiu posicionar-se oficialmente sobre o caso. No texto enviado pelo departamento jurídico, a emissora manifesta seu repudio ao acontecimento, dizendo que as medidas na justiça tem o objetivo de reparar a “farsa inventada pela cervejaria para divulgar seu novo produto.”
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