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O que veio antes: o ovo ou a publicidade?

Conheça a ave que chocou o mundo ao ultrapassar os 50 milhões de curtidas no Instagram: a galinha, que botou Eugene, tem um nome, Henrietta, e o dono do galinheiro se chama Chirs Godfrey


5 de fevereiro de 2019 - 13h23

Cena do comercial exibido durante o Super Bowl, em ação da Hulu com o ovo, que remete às doenças mentais (Crédito: Reprodução)

No dia 4 de janeiro 2019, uma foto de um ovo apareceu no Instagram e, a princípio, ninguém deu muita bola. O post trazia apenas uma singela mensagem: “Vamos definir um recorde mundial juntos e obter a postagem mais curtida no Instagram e derrotar o atual recorde mundial de Kylie Jenner (da família Kardashian, cuja foto mais famosa, até então, no Instagram, tinha 18 milhões de curtidas)!”.

Bastaram duas semanas para que a foto caísse no gosto da internet mundial, viralizasse e ultrapassasse a imagem de Jenner para obter 21 milhões de curtidas. Até a publicação desta matéria, o primeiro post do @world_record_egg somava 52,314 milhões de curtidas.

Somados, os seis posts (veja cada um na galeria, na sequência em que foram publicados) totalizavam, até a publicação deste post, quase 96 milhões de curtidas.

Durante o estardalhaço provocado no Instagram (e Facebook, Twitter e outras plataformas), a pessoa por trás da foto preferiu permanecer anônima e colocar os holofotes em Eugene (sim, o ovo tem nome), e Henrietta, a ave que a trouxe ao mundo (na verdade, a imagem foi comprada de um banco de imagens). Juntos, o BuzzFeed e o New Yor Times descobriram a identidade do dono do ovo e da galinha.

É Chris Godfrey que, claro, trabalha para uma agência de publicidade em Londres. Godfrey disse ao NYTimes que escolheu o objeto para seu desafio Instagram porque não tem gênero, sem raça e sem religião: “Um ovo é um ovo, é universal”. Questionado sobre como o ovo causou tanta agitação no Instagram, Godfrey, de 29 anos, queria dissipar os rumores de que ele havia pago influenciadores para espalhar a notícia, alegando que a crescente fama do ovo acontecia de uma maneira que era “completamente orgânica”. Enquanto monitorava as estatísticas relacionadas à foto, notou logo no início que a maioria das interações aconteceu depois que muitos usuários mais entusiastas do Instagram começaram a falar sobre o reconhecimento global do ovo.

De lá para cá, foram apenas seis posts. O penúltimo ovo sinalizava para o Super Bowl, que aconteceu no domingo, 3, e sugeria que a ação, com o Hulu, teria relação com a série original da plataforma “Handmaid´s Tale”. Mas, na verdade, não era isso. O último ovo apareceu trincado em um comercial para incentivar as pessoas com depressão ou problemas mentais a procurar ajuda. Mostrado no Hulu após o Super Bowl, o anúncio apresentava Eugene, o ovo, num estado de descontre em reação à superexposição do próprio perfil. “A pressão da mídia social está chegando a mim”, o ovo revela no comercial produzido pelo Hulu, acrescentando: “Se você está lutando também, converse com alguém”. O comercial direciona os espectadores para o site Mental Health America. A campanha foi criada pela agência The&Partnership, de Londres.

Essa deve ser apenas a primeira campanha do ovo. Godfrey disse que quer colocar a fama do ovo a trabalho de causas positivas e diz que a saúde mental é o primeiro de uma série de questões que Eugene destacará. Enquanto isso, se cogita se Henrietta, a galinha desse ovo de ouro, botará mais ovos tão famosos e lucrativos quanto Eugene.

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