Africa contrata Eugenio Mohallem
Tales Bahu e Rodrigo Almeida também chegam à agência, que perde o vice-presidente Flávio Waiteman
Tales Bahu e Rodrigo Almeida também chegam à agência, que perde o vice-presidente Flávio Waiteman
Alexandre Zaghi Lemos
26 de janeiro de 2012 - 8h01
Três experientes profissionais de criação foram contratados neste início de ano pela Africa. Os redatores Eugênio Mohallem e Tales Bahu, e o diretor de arte Rodrigo Almeida. Todos eles têm experiência como diretores de criação em agências nas quais atuaram anteriormente – e, coincidentemente, passaram grandes períodos na AlmapBBDO. Por outro lado, a Africa perde o vice-presidente de criação Flávio Waiteman, que sai no final de fevereiro para ser sócio em outra agência de publicidade a partir de março. Segundo Waiteman, ele não pode adiantar detalhes de seu novo negócio pois ainda não assinou contrato.
A contratação de Mohallem, que até agosto do ano passado foi sócio, presidente e diretor de criação da Mohallem/Artplan, será comunicada ao mercado em anúncios publicados em jornais de São Paulo nesta sexta-feira, 27. “O Mohallem vem para a Africa para botar a mão na massa, para ser redator, que é o que ele quer”, frisa o copresidente e diretor executivo Márcio Santoro. “Temos trazido os criativos de volta ao trabalho de criação, que é onde eles se sentem mais confortáveis. O Mohallem é um dos grandes nomes da publicidade brasileira, teve experiência como dono de agência e quer voltar a fazer o que gosta, que é ser redator”, completa o copresidente e diretor de criação Sérgio Gordilho.
Segundo ele, as contratações, que não param nos três nomes já confirmados, e a saída do vice-presidente Flávio Waiteman, fazem parte de uma reestruturação no departamento de criação, que passará também pela revisão nos cargos. O de vice-presidente, por exemplo, deixará de existir. Além de Waiteman, outros dois profissionais respondem atualmente como vice-presidentes de criação: Marcelo Kertesz, que se prepara para tirar uma licença neste ano e voltar a se dedicar ao marketing político – sua especialidade –, e Carlos Fonseca, que continua na equipe da Africa.
Flávio Waiteman ocupava uma das vice-presidências de criação da Africa desde abril de 2010. O criativo iniciou sua carreira em 1995, como redator da W/Portugal. No ano 2000 retornou ao Brasil e ingressou na paranaense Master, de onde saiu no início de 2006, quando era diretor de criação, para uma primeira passagem de três anos pela Africa. Em 2009, Waiteman voltou à Master como vice-presidente nacional de criação, função que exerceu até retornar à Africa em 2010.
Além da saída de Waiteman, a Africa fez outros cortes na criação neste mês de janeiro. Foram seis profissionais, segundo Gordilho, que estavam dedicados a áreas como design, merchandising e produção para internet. Outros três redatores saíram por aceitarem convites de outras agências: Ricardo Barra seguiu para a Talent; Bruno Godinho foi para a Lua Branca; e Fábio Ozório, para a JWT. “Estamos em processo de mudança para continuar na posição de destaque que a Africa tem”, comenta Gordilho.
Eugênio Mohallem vem de três experiências anteriores como empreendedor. Em 2001, ele deixou a AlmapBBDO, onde atuou por cinco anos, para montar a filial brasileira da Fallon em parceria com Marcelo Aragão e Roberta Di Pace. Em 2007, a chegada de Fico Meirelles, com quem Mohallem havia trabalhado na Almap, deu início a uma parceria que seria levada adiante meses depois quando a Fallon decidiu encerrar sua operação brasileira. Foi então que eles fundaram a Mohallem Meirelles, que durou pouco mais de dois anos. O fim da relação, em 2009, foi traumático com a saída de Mohallem e a consequente mudança no nome da agência. Enquanto Fico Meirelles se associou a Rodolfo Sampaio rebatizando a agência como Moma, Mohallem deu início à sociedade com a Artplan. A Mohallem/Artplan funcionou de junho de 2009 a agosto de 2011 e terminou por divergências entre o modelo de negócios do Grupo Artplan, que era majoritário, e a filosofia de trabalho de Mohallem.
Mohallem começa na Africa no dia 6 de fevereiro. A dupla Tales Bahu e Rodrigo Almeida já está atuando na agência desde o início desta semana. Bahu foi diretor de criação da WMcCann até maio do ano passado. Ele havia ingressado na então McCann Erickson em julho de 2009, depois de 15 anos na AlmapBBDO, onde começou como redator e respondeu como diretor de criação nos últimos seis anos em que esteve na agência. Já Almeida foi diretor de criação da DM9DDB até dezembro de 2011. Ele ficou quatro anos na agência, onde chegou no início de 2008. Antes, passou por AlmapBBDO, DPZ e Y&R. Quando estiveram na Almap, Bahu e Almeida formaram uma premiada dupla que agora se reencontra na Africa.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público