Agências defendem o Cenp

Buscar
Publicidade

Comunicação

Agências defendem o Cenp

Orlando Marques, presidente da Abap, critica a ?tentação de romper com os padrões e reinventar a roda de modo às vezes pouco responsável? em discurso na abertura do Ebap 2015


27 de outubro de 2015 - 1h00

No momento em que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) investiga “supostas condutas anticompetitivas” praticadas pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), e que a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) defende que o desconto-padrão e outras regras das normas-padrão do Cenp “deixaram de ser necessários”, sendo “instrumento hoje fora de qualquer contexto político e econômico e sem função positiva para o setor”, as agências de publicidade saem em defesa do órgão de autorregulação.

Em discurso na abertura do Encontro Brasileiro de Agências de Publicidade – Ebap 2015, que está sendo realizado nesta terça-feira, dia 27, em São Paulo, Orlando Marques, presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) disse que “a tentação de romper com os padrões e reinventar a roda de modo às vezes pouco responsável é maior nos momentos difíceis como os que estamos vivendo”.

Para Marques, é preciso “resistir à tentação e insistir na crença dos valores que nos trouxeram até aqui”. Defendendo a autorregulação, ele salientou que é saudável “discutir, debater e até brigar em alguns momentos”, mas não seria inteligente jogar fora as conquistas que trouxeram o mercado ao pondo onde ele está. “É no Cenp que temos a bússola das melhores práticas. É graças ao Cenp e às leis que o antecederam que o Brasil pode oferecer um padrão publicitário de primeiro mundo numa economia ainda emergente”, salientou.

Pedindo a preservação da “mais valia do nosso modelo”, Marques concordou que é preciso “discutir, revisar, evoluir, modernizar essas normas, como, aliás, estamos começando a fazer uma vez mais neste momento”.

Embora, assim como as demais entidades envolvidas no caso, o Cenp não tenha se pronunciado publicamente sobre o processo no Cade, na semana passada o órgão publicou um vídeo no qual defende o ambiente de autorregulação e o modelo de negócios do mercado brasileiro, descrito como “um dos mais sustentáveis e eficientes do planeta”.

O vídeo A Publicidade Brasileira e a Autorregulação tem cerca de sete minutos, foi desenvolvido para o Cenp pela agência Zoégas e produzido pela Easy Filmes.

wraps

Leia também:
Processo no Cade sobre Cenp preocupa mercado 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • GranPlus enfatiza o sabor como diferencial no mercado pet

    GranPlus enfatiza o sabor como diferencial no mercado pet

    Marca da BRF Pet renova posicionamento de comunicação e amplia a atuação ao entrar nas categorias de patês e biscoitos para cães e gatos

  • Comfort contrata Taís Araújo como embaixadora

    Comfort contrata Taís Araújo como embaixadora

    Além da atriz, marca terá nomes como Ademara, Ana Flávia Cavalcanti, Arthur Picoli, Letícia Vaz, Lore Rufis, Rafa César e Sarah Fonseca em seu time de influenciadores