As principais mudanças de contas do 1º trimestre
Bradesco, Fiat, C&A, Petrobrás e outras grandes marcas trocaram seus parceiros de publicidade nos primeiros três meses de 2017
As principais mudanças de contas do 1º trimestre
BuscarAs principais mudanças de contas do 1º trimestre
BuscarBradesco, Fiat, C&A, Petrobrás e outras grandes marcas trocaram seus parceiros de publicidade nos primeiros três meses de 2017
Bárbara Sacchitiello
31 de março de 2017 - 11h38
O primeiro trimestre de 2017 termina com importantes movimentações nas carteiras de grandes agências de publicidade do País. Anunciantes como Bradesco, Petrobras, C&A e Fiat aproveitaram o período para selecionar um novo parceiro para realizar sua comunicação online e off-line.
Para relembrar as principais movimentações do período, Meio & Mensagem lista, abaixo, algumas das mais importantes contas do mercado que mudaram de agência em janeiro, fevereiro ou março deste ano.
Para esse levantamento, foram considerados os anunciantes com maiores verbas de comunicação e as marcas com mais expressividade e presença nas mídias tradicional e digital. É importante ressaltar que, nesse período, diversas outras movimentações de contas também foram registradas – seja para trabalhos de performance, shopper marketing ou serviços de publicidade específicos. Essas mudanças são acompanhadas semanalmente por Meio & Mensagem e registradas na seção Dança das Contas, publicada sempre às sextas-feiras.
Confira as movimentações de grandes anunciantes no primeiro trimestre deste ano:
C&A – Após um conturbado rompimento com a AlmapBBDO, anunciado no final de 2016, a rede varejista de vestuário e acessórios iniciou o ano com a escolha da CuboCC para realizar sua publicidade integrada. A expectativa do anunciante é que a agência atenda seus anseios de ampliar a exposição da marca no ambiente digital.
Johnson & Johnson
A Johnson & Johnson Consumo escolheu a Wieden+Kennedy para cuidar de sua publicidade digital em toda a América Latina. A seleção, que se deu através de concorrência, rendeu para a carteira da agência as contas de oito marcas das áreas de beauty, oral care e OTC, como Listerine, Neutrogena, Tylenol e Aveeno. o Brasil, as contas digitais dessas marcas estão na carteira da Sunset, que continuará fazendo os trabalhos de execução local para o anunciante.
Telhanorte
A Telhanorte escolheu uma nova agência de publicidade após ter passado oito anos na carteira da DM9DDB. Por meio de um processo de concorrência iniciado ainda em setembro de 2016, o anunciante selecionou a Ogilvy para cuidar de sua publicidade online e offline.
Petrobras
A Petrobras escolheu a Propeg e a DPZ&T como as agências que cuidarão de sua conta publicitária. A estatal irá investir R$ 550 milhões nos próximos dois anos e meio (o que resulta em verba anual de R$ 22o milhões). Antes, a conta era atendida por Heads e NBS.
Bradesco
O Bradesco definiu a Publicis e a Leo Burnett Tailor Made como as agências vencedoras da concorrência aberta no final de novembro do ano passado. Ambas responderão pelas contas institucional e de negócios do Bradesco. A Publicis ficará responsável também pela gestão e o posicionamento da marca. Já a conta da Bradesco Seguros seguiu na carteira da AlmapBBDO. A verba do anunciante estava dividida, antes, entre a WMcCann e a Y&R.
CCAA
Depois de romper a parceria que mantinha com a NBS, a rede de ensino de idiomas CCAA escolheu Ogilvy Brasil para realizar todos os trabalhos de comunicação online e offline.
Discovery
A publicidade dos onze canais que a Discovery Network mantém no Brasil passou a ser feita pela Artplan. Pelos últimos cinco anos, a conta do grupo de TV por assinatura foi atendida pela Publicis Salles Chemistri.
Raízen/Shell
A F/Nazca Saatchi & Saatchi venceu a concorrência promovida pela Raízen para atender as marcas Raízen e Shell. Até então, o anunciante concentrava sua comunicação da J.Walter Thompson.
Pantene
Há três anos realizando os trabalhos de publicidade para a Pantene no ambiente offline, a Grey conquistou também a conta digital do anunciante em toda a América Latina.
Ambev
A Ambev concentrou sua publicidade institucional na DM9DDB. A agência ficou responsável por todos os trabalhos e divulgações referentes à companhia e terá Nizan Guanaes, chairman do grupo ABC, participando diretamente dos trabalhos.
Fiat
Depois de 15 anos na carteira da Isobar Brasil (desde quando a agência ainda tinha o nome de AgênciaClick), a Fiat decidiu migrar sua verba digital. A escolhida foi a Leo Burnett Tailor Made, que já faz, há 20 anos, o atendimento da conta off-line da marca.
Jeep
Após sete meses de duração, em um processo que teve duas rodadas, dispensa de participantes e diversas apresentações, a Fbiz saiu vencedora da concorrência da Jeep. Antes, a marca de veículo tinha sua publicidade realizada pela Leo Burnett Tailor Made.
Riachuelo
Toda a publicidade digital da Riachuelo passará a ser assinada pela agência 3yz, que conquistou a conta online da rede de varejo. Antes, os trabalhos da marca no ambiente online eram pulverizados em diferentes agências.
Walmart
A Isobar Brasil passou a ser a agência responsável pela publicidade digital de seis marcas de varejo do grupo supermercadista Walmart: Bompreço, Hiper Bompreço, Big, Mercadorama, Nacional além do próprio Walmart. Desde o início de 2014, a conta fazia parte da carteira da DM9DDB.
OLX
A plataforma de compras e vendas online OLX escolheu a CuboCC para criar suas peças e ações publicitárias. Pelo último ano, a plataforma havia trabalhado com a Ogilvy Brasil.
Compartilhe
Veja também
Quem explica o torcedor brasileiro? Betano celebra o futebol em campanha
Patrocinadora do Campeonato Brasileiro destaca a paixão da torcida e anuncia nova edição da Casa Brasileirão Betano para 2025
Como o acordo entre Omnicom e IPG depende de dados e automação
A aquisição é vista como uma forma de ganhar mais força e tamanho em um cenário de mídia em constante mudança