Em campanha, Bahia aborda a cultura do estupro no futebol e na sociedade
Filme divulgado pelo clube nas redes sociais faz parte da campanha que apresenta o debate sobre o tema
Em campanha, Bahia aborda a cultura do estupro no futebol e na sociedade
BuscarEm campanha, Bahia aborda a cultura do estupro no futebol e na sociedade
BuscarFilme divulgado pelo clube nas redes sociais faz parte da campanha que apresenta o debate sobre o tema
Meio & Mensagem
25 de março de 2024 - 17h22
O Bahia lançou na última semana uma campanha contra a cultura do estupro. No vídeo, divulgado pelo clube em suas redes sociais, o narrador reproduz diversas frases machistas.
Além disso, uma mulher aparece completamente desnorteada após ouvir dizeres como “Mulher minha não se arruma para sair sozinha…será mesmo que ela não quis?”.
No final, a peça apresenta uma reflexão sobre machismo. “Se você tem atitudes machistas, você alimenta uma cultura: a cultura do estupro (…) A culpa é sua, o corpo não”. O filme se conecta com a campanha oficial de Dia Internacional da Mulher desenvolvida pelo clube.
O Esporte Clube Bahia levanta sua voz contra a cultura do estupro e convida o mundo do futebol a ingressar nesse debate.
A culpa é sua, o corpo não.#MêsDaMulher #BahiaClubeDoPovo #BBMP
: @PisSantos https://t.co/XuO8RZv7xk pic.twitter.com/AnbN4aq8O4
— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) March 22, 2024
O debate sobre estupro ganhou força ambiente esportivo nos últimos dias logo após a sentença de prisão do ex-jogador Robinho, homologada pelo Superior Tribunal de Justiça brasileiro, após condenação feita anteriormente na na Itália, e sobre a autorização para que Daniel Alves deixasse a prisão na Espanha após pagar fiança de cerca de R$ 5 milhões. Ambos foram julgados e condenados por estupro.
Durante a semana, a presidente do Palmeiras e então chefe da delegação da seleção Brasileira, Leila Pereira, também deu seu depoimento em relação aos casos.
Ninguém fala nada, mas eu, como mulher aqui na chefia da delegação, tenho que me posicionar sobre os casos do Robinho e Daniel Alves. Isso é um tapa na cara de todas nós mulheres, especialmente o caso do Daniel Alves, que pagou pela liberdade. Acho importante eu me posicionar. Cada caso de impunidade é a semente do crime seguinte – disse Leila, ao UOL.
Após a fala da presidente do Palmeiras e chefe da delegação brasileira, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, publicou uma nota oficial sobre o assunto. “ A CBF, todos os seus dirigentes e a comissão técnica da Seleção Brasileira se solidarizam com as vítimas brutais dos dois crimes cometidos pelos ex-jogadores”, diz a nota.
O comunicado dizia, ainda: “É vergonhoso que um atleta se sinta confortável para cometer esse tipo de perversidade acreditando que aquilo que conquistou pelo esporte vá de alguma forma lhe blindar de qualquer punição”, declarou.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público