Comunicação
Barbie promove concorrência polêmica por agência de criação
Companhia está promovendo concorrência para projeto de campanha, mas várias agências teriam se negado a participar do processo
Barbie promove concorrência polêmica por agência de criação
BuscarBarbie promove concorrência polêmica por agência de criação
BuscarCompanhia está promovendo concorrência para projeto de campanha, mas várias agências teriam se negado a participar do processo
Meio & Mensagem
1 de novembro de 2023 - 16h30
Do Ad Age
Agências se queixam de exigências da marca Barbie em processo de concorrência que está em curso nos EUA (Crédito: Reprodução)
Depois de ter emplacado o blockbuster Barbie, a marca da Mattel ainda quer tirar proveito do momento criado ao longo do ano. Afinal, a companhia obteve US$ 1,92 bilhões em receita no terceiro trimestre, salto de 9% em relação ao mesmo período no ano anterior. Com intenção de iniciar uma nova campanha, o anunciante está promovendo uma concorrência com agências para um novo projeto de campanha.
Muitas das agências convidadas, no entanto, declinaram a participação no processo. Muitos executivos disseram que o valor do pitch era muito baixo. Dois executivos se frustraram com uma cláusula de non compete que proibia as participantes de trabalhar com clientes concorrentes, mesmo se não ganhassem a conta, durante meses depois da conclusão da concorrência.
Greg Paull, consultor da R3, disse que esse tipo de exigência é incomum. “Anunciantes precisam entender que em qualquer concorrência há ganhadores e perdedores. É aceitável que agências que percam o pitch assinem o NDA, mas é inaceitável proibir suas habilidades comerciais com base em um pitch não remunerado”, comenta.
A marca Barbie já trabalhou com diversas agências antes, como BBDO e BBH, que reformulou o branding da empresa em 2015. O anunciante também trabalhou com R/GA e Deutsch. A BBH dos EUA trabalha com a Mattel atualmente.
Compartilhe
Veja também
Madonna irá estrelar comercial de 100 anos do Itaú ao lado de outros artistas
Cantora participa de filme desenvolvido pela Africa Creative, que conta com outros nomes como Marta, Fernanda Montenegro e Jorge Ben Jor
Disney fala sobre desejos na campanha de fim de ano
Como parte da celebração dos 100 anos, empresa destaca a importância dos desejos e da união familiar