Biruta amplia foco de atuação
Agência carioca firma parceria com a paulista BGK e mira crescimento em entretenimento, relações públicas e merchandising
Agência carioca firma parceria com a paulista BGK e mira crescimento em entretenimento, relações públicas e merchandising
Teresa Levin
27 de novembro de 2012 - 11h21
A saída recente do sócio-fundador e CEO Rafael Liporace da Biruta Ideias Mirabolantes já indicava que a agência teria de buscar um novo rumo. E é este que começa a se desenhar agora, com o anúncio de uma parceria com a paulista BGK, empresa que tem entre seus focos a ativação de marcas via marketing de entretenimento, especialmente por meio da associação com filmes e personagens do cinema, atuando com os principais distribuidores e exibidores do Brasil. Trata-se do primeiro passo da Biruta para expandir sua atuação para além do segmento promocional e conquistar um objetivo ambicioso: triplicar o faturamento em 2013. A previsão para o fechamento deste ano é de R$ 20 milhões, o que já representa crescimento de 50% em relação ao exercício anterior.
“A saída do Rafael gerou mais confusão e ruído do que deveria, pois era algo já desenhado há alguns meses. Ele tinha uma divergência de posicionamento sobre o futuro da Biruta, que acreditava que deveria ser um negócio estritamente voltado ao marketing promocional. Os outros sócios queriam que a empresa mantivesse um braço na área da promoção, mas reforçasse seu DNA voltado à inovação e criação, com capacidade de atuar também em outros segmentos”, explica o diretor operacional interino Joca Muller, que representa o fundo Fox Investimentos, que participa da sociedade da agência desde 2011.
Apesar de ter deixado o dia a dia da Biruta, Liporace permanece como sócio. Outra consequência de sua saída é que o sócio Alan James passou a ser o responsável pela área de novos negócios. Há outros dois sócios fundadores: o diretor comercial Romulo Groisman e Matheus Meirelles, que agora dedica-se à Experimental, que dunciona dentro da Biruta e pretende “acelerar negócios inovadores de publicidade, mídias interativas, softwares ligados à economia criativa, design gráfico, turismo, moda e audiovisual”.
A BGK realizou nos últimos oito anos mais de 500 ações promocionais ligadas ao universo do cinema para clientes como P&G, Nestlé, Kimberly Clark e Johnson & Johnson. “Com a perspectiva de crescimento dessa indústria, entendemos que buscar um parceiro como a Biruta, que é referência em capacidade criativa e inovação, é essencial para aproveitarmos esse novo momento em sua plenitude”, explica Marcus Kalil, presidente da BGK. “Queremos atuar juntos no mercado de entretenimento para estabelecer conexões e experiências diferenciadas”, acrescenta Muller.
Mais duas unidades
Segundo ele, além da parceria com a empresa paulista, outras duas novas unidades de negócios estão em desenvolvimento nas áreas de relações públicas e merchandising. “A Biruta é uma marca reconhecida no mercado por fazer coisas diferentes, com um setor de inovação e criação muito estruturado. Temos uma geração de ideias muito maior do que conseguimos colocar na rua. Vamos buscar parceiros de diferentes setores, em áreas correlatas”, promete Muller.
Ele esclarece que o acordo com a BGK e os outros dois que estão sendo costurados preveem que as empresas parceiras entrem com a força comercial e com a prospecção de clientes. “E com o know-how específico de cada segmento. Já a Biruta entra com a criação e o planejamento”, frisa. A ideia é que, futuramente, esses braços de negócios se transformem em unidades independentes.
Muller faz questão de ressaltar que a área de marketing promocional, pela qual a Biruta ficou conhecida, continua funcionando a pleno vapor. “Temos a possibilidade de aquisição de um player estabelecido no Rio, com projetos que acontecem de forma sistêmica. Com ela, a ideia é fortalecer o nosso braço promocional”, antecipa. Nesta área, a Biruta tem entre seus clientes Claro, Ampla, Itaipava, Ambev, Record e Petrobras. A empresa também tem forte atuação em projetos incentivados e eventos proprietários.
Fundada em 2003, no Rio de Janeiro, como Biruta Mídias Mirabolantes, a agência nasceu na incubadora Iniciativa Jovem, promovida pelo Grupo Shell, quando Rafael Liporace, Matheus Meirelles e Romulo Groisman conheceram Alan James, jovem que morava na favela Santa Teresa e escreveu o plano de negócio que viria a originar a Biruta.
Com ações de ativação e marketing de guerrilha que fogem do tradicional, como a Passeata dos Sem Namorados ou o Pit Stop da Shell, os quatro sócios chamaram a atenção do mercado.
Em 2011, a empresa transformou-se em Biruta Ideias Mirabolantes e vendeu participação de 20% para o fundo de private equity Fox Investimentos (ex-sócio da cerveja Devassa antes da venda para o Grupo Schincariol), que fez aporte de R$ 5 milhões na agência.
Atualmente, além do escritório no Rio de Janeiro, onde atuam 45 funcionários, a Biruta mantém uma equipe de 15 pessoas em São Paulo, operação que já responde por 40% da receita.
Em 2010, a Biruta foi a vencedora da primeira edição da pesquisa Melhores Agências de Comunicação para Trabalhar, realizada pela Great Place to Work.
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