Bloom: a nova agência de Zampa e Zaro – e da AKQA

Buscar

Bloom: a nova agência de Zampa e Zaro – e da AKQA

Buscar
Publicidade

Comunicação

Bloom: a nova agência de Zampa e Zaro – e da AKQA

Com sede em Miami, agência da dupla brasileira quer priorizar trabalhos com propósito; Nike, Paul Smith e Volvo são alguns dos clientes


30 de março de 2022 - 10h15

Zaro e Zampa, fundadores e diretores executivos de criação da AKQA Bloom (Crédito: Divulgação)

Em fevereiro, Meio & Mensagem noticiou a chegada de Jean Zamprogno e Fernando Pellizzaro, conhecidos como Zampa e Zaro, à AKQA, depois de quase oito anos de David. Nesta quarta-feira, 30, a dupla oficializa o início da nova fase – mas não à frente de um novo escritório da AKQA – como se poderia esperar – mas sim de uma nova agência dentro da rede: AKQA Bloom.

Com sede em Miami, morada da dupla desde 2017, a operação foi concebida a partir de uma série de conversas com Ajaz Ahmed, fundador da AKQA e atual CEO do AKQA Group, que também inclui a Grey.

Os brasileiros não estavam exatamente em uma posição desconfortável na David Miami. Foram apontados como os diretores de criação mais premiados de 2020 a 2021 pelo Cannes Global Creative Report, além de terem encabeçado as listas Group Creative Directors, do One Show em 2020, e Creative Directors in the World, do The Drum em 2022.

Mas foi justamente o status alcançado que os motivaram a pensar nos próximos passos da carreira e, durante as conversas com Ajaz, conseguiram chegar a um objetivo comum de criar uma empresa com foco em projetos de impacto para marcas, pessoas e comunidades.

“Chegamos a um lugar em que a gente conseguiria se dedicar a projetos que fazem diferença no mundo real. Se conseguimos dedicar 50% do nosso tempo a isso, por que então não investir 100%? Com o nível de criatividade que a gente quiser?”, diz Zampa.

A intenção da Bloom é, segundo ele, gerar ainda mais impacto tanto para multinacionais, quanto para marcas que já nasceram com o propósito de serem sustentáveis em todos os aspectos. Esse pensamento passa, também, pela vontade de aprofundar as relações com ONGs para além do aspecto transacional.

“Eu e Zampa começamos 15 anos atrás. Nossa ideia de sucesso na época era ser que nem os criativos que a gente via, era ganhar Leão. Começamos a questionar isso, o quão superficial a gente pode ser. Temos uma ferramenta tão grande nas nossas mãos, nosso trabalho chega a tantas pessoas. Então nosso objetivo tem de ser muito maior”, afirma Zaro.

Eles esclarecem, porém, que os prêmios são relevantes para a trajetória de ambos e para qualquer criativo que queira alavancar a carreira. “Sabemos quão importantes são os prêmios, mas não queremos que nosso time olhe para a gente porque ganhamos GP, mas porque criamos impacto. É o contrário do jeito como fomos criados”, explica Zaro.

Cientes de que os talentos da indústria estão em busca de empregos com mais propósito – algo que vai da cultura organizacional à responsabilidade social de uma empresa –, a dupla quer fazer as pessoas voltarem a ter interesse em trabalhar com propaganda a partir de uma cultura que preze pela coletividade, mas, ao mesmo tempo, respeite as individualidades.

Ainda em processo de contratação, o time já conta com alguns nomes: Rodolfo Fernandes, Giovanna Pereira, Seine Kongruangkit, Sera Takata, Patrick Chase e Alexa Bortz.

Juntos, já criaram trabalhos para clientes como Nike, Paul Smith e Volvo. Para a marca de carros, o projeto foi desenvolvido em parceria com a Grey, que detém a conta do cliente.

“Com clientes como Volvo, queremos olhar para o briefing não somente sob a ótica de uma empresa de carros, mas sim para toda uma indústria. Mirar no céu e imaginar como essa indústria pode gerar mais impacto”, comenta Zaro.

Natureza regenerativa

 

Criação da identidade visual da AKQA Bloom contou com a colaboração de artistas como o brasileiro Mario Niveo (Crédito: Divulgação)

A escolha do nome Bloom expressa não somente a ideia de florescer, mas também a da renovação constante. Para manifestar visualmente essa premissa, Zampa e Zaro convidaram o artista japonês Azuma Makoto (assista abaixo) para fazer um filme time-lapse com Une barque sur l’ocean, de Maurice Ravel, como trilha sonora. A peça foi interpretada pela pianista Barbara Garcia, da Orquestra Filarmônica de Viena.

Outra colaboração foi a do artista brasileiro Mario Niveo, que criou ilustrações e uma tipografia original para a empresa. Por viver em meio à natureza, ele escaneou folhas e buscou referências em livros de botânica para trazer a própria perspectiva.

Não à toa, é primavera no hemisfério norte e isso também foi levado em consideração para o lançamento da Bloom.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Aquisição visa fortalecer o posicionamento da holding no mercado de marketing de influência

  • Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil, marca homenageia mães em diferentes fases do cuidado aos filhos, em filme dirigido por Ariela Dorf