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Comunicação

Brasileiro ganha função regional no Omnicom

Abaetê Azevedo, CEO da Rapp na América Latina, assume presidência de toda a divisão de serviços de marketing do grupo na região


16 de dezembro de 2013 - 12h49

Atual CEO da Rapp na América Latina e sócio-presidente do escritório brasileiro da rede de marketing direto, Abaetê Azevedo assume o comando para a região da Diversified Agency Services (DAS), divisão do Omnicom que reúne diversas agências de serviços de marketing e está presente em 17 países latinos. Ao todo, são 67 escritórios na região, incluindo 20 nos quais a holding tem totalidade das ações, controle acionário ou participação minoritária, e outros 47 com os quais mantém parceria com licenciamento de uso das marcas de 11 redes. Entre elas, além da Rapp, estão Porter Novelli, Ketchum e Fleishman Hillard.

Azevedo manterá base em São Paulo, o que é uma mudança significativa e indício do aumento da importância da América Latina para essa área de atuação do Omnicom, onde estão disciplinas como eventos, esportes, healthcare, relações públicas, CRM, shopper marketing e marketing direto e digital. Até então, o comando latino era exercido a partir de Nova York por Carmen Baez, que deixa a companhia após 17 anos. “Acima de tudo, está o reconhecimento à importância do País e da região”, frisa Azevedo.

Entretanto, a mudança é também reconhecimento à sua atuação no escritório brasileiro da Rapp, que se tornou o quarto maior da rede no mundo. “O Brasil também virou referência de modelos digitais e administrativos”, acrescenta.

Entre suas principais metas à frente da DAS está a ampliação da presença das agências da divisão na América Latina. Azevedo adianta que estão em curso três processos de aquisição no Brasil, Colômbia e Peru. “Geralmente, o Omnicom não compra 100% das empresas. Adquire no máximo 80% e até aceita ser minoritário no início, se tornando cumplice da melhora das agências”, salienta. Em alguns casos, o relacionamento começa com uma filiação sem troca de ações, como ocorre no Brasil com a Ponto de Criação, com quem o Omnicom mantém joint venture por meio da Interger, sua rede de shop­per marketing.

Outras agências instaladas no Brasil e ligadas à DAS são a GMR Marketing, de esportes e entretenimento; e a Ketchum, de relações públicas, na qual a holding tem participação minoritária. Há ainda acordos de representação da Porter Novelli e Brodeur com a In Press, e da Fleishman Hillard com a CDN.

Além do processo de aquisição em curso no País, a presença da DAS no Brasil deverá aumentar com a abertura de escritórios de redes como a Davie Brown Entertainment, especializada no trato com celebridades, e Communispace, de consumer insights.

Azevedo está completando 30 anos de carreira, durante os quais passou por diversas áreas do mercado: de criativo a administrador. Por enquanto, ele acumula a presidência da DAS Latin America com o posto de CEO da Rapp no Brasil e na região. “Estou iniciando um processo sucessório na Rapp Brasil, mas não haverá saídas, e sim reconhecimentos”, adianta. Entre os principais clientes da agência de marketing direto no País estão Itaú-Unibanco, Vivo, Mastercard, Avianca, BMW, Fedex, Gatorade, Pepsi e Raízen. 

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