Como a Pullse está trabalhando o varejo de PMEs
Por meio de IA e tecnologia, plataforma Aceleraí cria campanhas com artistas de grande alcance para pequenos negócios
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Taís Farias
15 de agosto de 2023 - 6h00
Em julho, o Grupo Dreamers venceu a concorrência promovida pelo ecossistema de varejo Via e abocanhou a conta que inclui marcas como Casas Bahia, Ponto, a operação de e-commerce do Extra e a fintech BanQi. A responsável por liderar o atendimento da Via no Grupo Dreamers será a Pullse, agência especializada em varejo lançada em sociedade com Allan Barros, que já comandou o marketing da Casas Bahia no início dos anos 2000.
Um dos fatos que chamou atenção no movimento foi que, no início do ano, a Via deu início a uma parceria com a plataforma de comunicação Aceleraí, também lançada por Allan Barros. A companhia desenvolveu uma ferramenta específica para Via focada na personalização de publicidade regional. Apesar da parceria com a gigante, a trajetória do Aceleraí começa antes e com foco em outro perfil de negócio.
O projeto foi estruturado na Pullse e ganhou forma em 2019 a partir de uma percepção: “A indústria tradicional de comunicação não conseguia olhar para os small business”, explica Allan Barros. A ideia, então, era usar tecnologia para tornar campanhas com grandes celebridades e nomes da comunicação acessíveis para os pequenos negócios. Para que isso fosse possível, a agenda dos artistas teria que ser simplificada e o negócio escalável.
Na primeira rodada, foram gravados conteúdos para pelo menos 20 segmentos econômicos. No total, eram mais de três mil possibilidades de roteiro em uma mesma leva de gravações com as celebridades. O cliente, por sua vez, envia informações como produto, preço, logo e a plataforma usa inteligência artificial para gerar a campanha personalizada.
Ainda antes da pandemia da Covid-19, a ideia era ter uma ferramenta interativa em que o pequeno empreendedor pudesse fazer tudo sozinho. Mas, na prática, a realidade era outra. “Esse empreendedor é muito carente de equipe. O tempo dele é todo voltado para o negócio”, conta Allan. “Abandonamos a ideia de ter uma plataforma self”. A partir daí, o projeto passou a contar com um time de insights e vendas que ajuda o dono do negócio a ativar sua campanha. Hoje, essa equipe de consultores conta com quase 80 pessoas.
A IA ajuda a indexar o conteúdo gravado para cada setor e gera duas opções de campanha para o editor. 85% do trabalho é automatizado. Em segmentos em que há alta recorrência, é possível oferecer informações como os gatilhos de campanha com melhor performance.
Há cerca de dois meses, a plataforma lançou uma vertical dedicada a agências regionais. O interesse se deve ao fato de que, hoje, 40% do volume de vendas do Aceleraí já vem das agências regionais. Além disso, o lifetime value (estimativa da receita média que um cliente vai gerar ao longo de todo o relacionamento) de clientes com agência é três vezes maior que o individual. “O mercado de tecnologia fala muito de tirar o intermediário do processo. Não temos essa vocação”, aponta Barros.
Hoje, o Aceleraí soma mais de três mil clientes. No primeiro semestre desse ano, a plataforma teria tido um crescimento de 787%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo Allan Barros, o número de clientes interessados teria dobrado, com uma taxa de conversão 7% maior que em 2022. A plataforma que reúne nomes como Cauã Reymond, Juliana Paes, Rodrigo Faro e Gloria Pires deve ganhar mais trinta artistas, como Otaviano Costa, Flávia Alessandra e Evaristo Costa até o final de setembro.
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