Como promover contratações mais diversas na publicidade?
Após mais de um ano de operação, Konecte.me se une a TransEmpregos e Fin4shE para ajudar as empresas a ampliarem o perfil de seus quadros de colaboradores
Como promover contratações mais diversas na publicidade?
BuscarComo promover contratações mais diversas na publicidade?
BuscarApós mais de um ano de operação, Konecte.me se une a TransEmpregos e Fin4shE para ajudar as empresas a ampliarem o perfil de seus quadros de colaboradores
Bárbara Sacchitiello
9 de setembro de 2022 - 6h01
Em maio do ano passado, ao observar que a pandemia havia ampliado o desemprego e a falta de oportunidades na indústria da comunicação, os empresários Célio Ashcar Jr. e Piero Matarazzo colocaram no ar a Konecte.me, plataforma que tinha a proposta de ajudar a aproximar candidatos de vagas no mercado de trabalho.
Ao longo desse período, a plataforma conseguiu alcançar o número de 10 mil cadastrados. Esse número é composto tanto por profissionais, que querem registrar seu currículo para possíveis vagas, como para as empresas que desejam ter um banco de vagas para escolher profissionais. O cadastro de pessoas e empresas é realizado de forma gratuita.
Embora desde o início a Konecte.me tenha pensado em colocar a diversidade como um dos pilares do negócio – a plataforma foi lançada já em parceria com a Gerando Falcões, para conectar profissionais de comunidades às empresas – os sócios acharam que era necessário ampliar a questão da diversidade no recrutamento. “Não podemos mais buscar sempre o mesmo perfil de profissionais. As empresas são responsáveis por gerar oportunidades e acelerar a inclusão no mercado de trabalho”, opina Célio Ashcar Jr, cofundador e sócio da plataforma.
Em um passo para tentar ampliar essa conscientização sobre a importância da diversidade, a Konecte.me firmou, recentemente, parceria com duas outras iniciativas: a TransEmpregos, dedicada a ampliar as oportunidades de trabalho para profissionais trans, e com a Fin4she, cuja proposta é preparar mulheres para o mercado de trabalho.
Célio, que também é líder da Akm Performma, acredita que houve uma maior conscientização do mercado a respeito do olhar para a inclusão e diversidade, mas pontua que o mercado está longe do ideal e que, no dia a dia, as empresas seguem buscando – e contratando – pessoas do mesmo perfil.
“Ainda temos muito discurso e pouca atitude. O mercado precisa sair da bolha, ampliar o olhar, fomentar diversidade e praticar a inclusão. O ESG está aí e precisamos mostrar de verdade que praticamos”, diz o executivo.
O sócio da Konecte.me conta que a plataforma está sempre em busca de novas parcerias que ajudem a fomentar e diversidade e inclusão no mercado. Um exemplo disso foi um acordo firmado recentemente com um grupo de empresários do setor de turismo de Fernando de Noronha. Segundo Célio, a plataforma ajudou esse grupo a planejarem contratações de profissionais que contemplem maior diversidade.
Após as dificuldades dos últimos anos, o mercado de trabalho, atualmente, encontra-se mais aquecido, o que amplia as oportunidades para os profissionais de comunicação. Na visão de Célio, isso faz com que o desafio da plataforma, de agora em diante, seja convencer as áreas de Recursos Humanos das empresas sobre a necessidade de tornar a inclusão um hábito no recrutamento. “O mercado está aquecido e, no pós-pandemia, temos formatos alternativos de contratações, o que facilita o recrutamento e a seleção. Então, só não recruta diversidade quem não quer mesmo”, conclui Célio.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público