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Comunicação

Como promover contratações mais diversas na publicidade?

Após mais de um ano de operação, Konecte.me se une a TransEmpregos e Fin4shE para ajudar as empresas a ampliarem o perfil de seus quadros de colaboradores


9 de setembro de 2022 - 6h01

Em maio do ano passado, ao observar que a pandemia havia ampliado o desemprego e a falta de oportunidades na indústria da comunicação, os empresários Célio Ashcar Jr. e Piero Matarazzo colocaram no ar a Konecte.me, plataforma que tinha a proposta de ajudar a aproximar candidatos de vagas no mercado de trabalho.

Célio Ashcar Jr. (à esq.) e Piero Matarazzo são os criadores da Konecte.me: plataforma faz parceria com iniciativas voltadas à inclusão de profissionais diversos (Crédito: Divulgação)

Ao longo desse período, a plataforma conseguiu alcançar o número de 10 mil cadastrados. Esse número é composto tanto por profissionais, que querem registrar seu currículo para possíveis vagas, como para as empresas que desejam ter um banco de vagas para escolher profissionais. O cadastro de pessoas e empresas é realizado de forma gratuita.

Embora desde o início a Konecte.me tenha pensado em colocar a diversidade como um dos pilares do negócio – a plataforma foi lançada já em parceria com a Gerando Falcões, para conectar profissionais de comunidades às empresas – os sócios acharam que era necessário ampliar a questão da diversidade no recrutamento. “Não podemos mais buscar sempre o mesmo perfil de profissionais. As empresas são responsáveis por gerar oportunidades e acelerar a inclusão no mercado de trabalho”, opina Célio Ashcar Jr, cofundador e sócio da plataforma.

Em um passo para tentar ampliar essa conscientização sobre a importância da diversidade, a Konecte.me firmou, recentemente, parceria com duas outras iniciativas: a TransEmpregos, dedicada a ampliar as oportunidades de trabalho para profissionais trans, e com a Fin4she, cuja proposta é preparar mulheres para o mercado de trabalho.

O mercado está mais diverso?

Célio, que também é líder da Akm Performma, acredita que houve uma maior conscientização do mercado a respeito do olhar para a inclusão e diversidade, mas pontua que o mercado está longe do ideal e que, no dia a dia, as empresas seguem buscando – e contratando – pessoas do mesmo perfil.

“Ainda temos muito discurso e pouca atitude. O mercado precisa sair da bolha, ampliar o olhar, fomentar diversidade e praticar a inclusão. O ESG está aí e precisamos mostrar de verdade que praticamos”, diz o executivo.
O sócio da Konecte.me conta que a plataforma está sempre em busca de novas parcerias que ajudem a fomentar e diversidade e inclusão no mercado. Um exemplo disso foi um acordo firmado recentemente com um grupo de empresários do setor de turismo de Fernando de Noronha. Segundo Célio, a plataforma ajudou esse grupo a planejarem contratações de profissionais que contemplem maior diversidade.

Mercado aquecido

Após as dificuldades dos últimos anos, o mercado de trabalho, atualmente, encontra-se mais aquecido, o que amplia as oportunidades para os profissionais de comunicação. Na visão de Célio, isso faz com que o desafio da plataforma, de agora em diante, seja convencer as áreas de Recursos Humanos das empresas sobre a necessidade de tornar a inclusão um hábito no recrutamento. “O mercado está aquecido e, no pós-pandemia, temos formatos alternativos de contratações, o que facilita o recrutamento e a seleção. Então, só não recruta diversidade quem não quer mesmo”, conclui Célio.

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