Consul rompe com DM9 após crise de GP no Cannes Lions
Cassação dos troféus iniciou crise entre agência e anunciante, cuja parceria full service teve início em 2024
7 de julho de 2025 - 6h01
Trabalho vencedor de Grand Prix no Cannes Lions – e posteriormente cassado pela organização – culminou no fim da parceria entre agência e marca (Crédito: Reprodução)
Após a polêmica que mobilizou todas as atenções na edição deste ano do Cannes Lions – e que culminaram na cassação do Grand Prix e de 1 Leão de Bronze que haviam sido conquistados pelo case “Economia Eficiente de Energia”, DM9 e Consul não são mais parceiras.
A marca da Whirlpool encerrou, na semana passada, o contrato com a agência de publicidade, de acordo com o apurado pela reportagem.
A parceria entre ambas havia começado em março de 2024, quando a DM9 passou a cuidar dos trabalhos publicitários full service de Brastemp e Consul. Antes disso, porém, a agência já era a responsável pelos trabalhos de social media das duas marcas.
Antes de escolher a DM9, Brastemp e Consul ficaram por oito anos na carteira da FCB Brasil.
DM9 e Consul não se pronunciaram sobre o fim da parceria. A reportagem apurou que o anunciante não tem intenção de confirmar oficialmente o encerramento dos trabalhos com a agência até que as críticas e debates sobre a crise do Cannes Lions amenizem.
O case gerou uma grande polêmica no Festival Internacional de Criatividade deste ano. No videocase apresentado aos jurados, a agência manipulou pelo menos dois trechos do conteúdo – uma reportagem da CNN Brasil e uma apresentação do TED Talks – para dar uma ideia de maior repercussão do case, que envolvia o consumo de energia por meio de eletrodomésticos.
Após receber denúncias sobre o material do videocase, a organização do Cannes Lions abriu investigação e, uma semana depois do fim do Festival, anunciou que cassaria os dois prêmios entregues à DM9 pelo trabalho.
Logo no início da crise, a Consul chegou a fazer um comunicado mencionando que o case apresentado em Cannes fazia parte de um trabalho mais amplo de comunicação. Dias depois, porém, a marca mudou o tom e declarou que não tolera qualquer tipo de manipulação, atribuindo à DM9 toda a responsabilidade pelo trabalho. O anunciante disse, ainda, que pretende tomar “medidas cabíveis”.
Além dos 2 prêmios conquistados por esse case de Consul, a DM9 perdeu outros 10 Leões conquistados no Cannes Lions de 2025. Esses troféus foram devolvidos espontaneamente, de acordo com a agência, após terem sido encontradas irregularidades nas peças “Plastic Blood” e “Gold = Death”.
A repercussão do caso culminou, também, no desligamento do então chief creative officer (CCO) da DM9, Ícaro Doria. O criativo foi apontado, pelo comunicado feito pela agência, como o responsável pelo trabalho para a Consul.