Comunicação
Dez tendências para anunciantes e agências
Mark Mahaney, da RBC Capital Markets, falou de mobile a social e carros conectados em sua palestra na Digital Conference promovida pelo AdAge, em São Francisco
Mark Mahaney, da RBC Capital Markets, falou de mobile a social e carros conectados em sua palestra na Digital Conference promovida pelo AdAge, em São Francisco
Meio & Mensagem
18 de setembro de 2014 - 12h49
* Por Alex Kantrowitz, do Advertising Age
Auto-proclamado como o “analista mais antigo da internet”, Mark Mahaney, da RBC Capital Markets, entregou várias tendências – de mobile a social e carros conectados – durante sua palestra na Digital Conference promovida pelo Ad Age, em São Francisco, na terça-feira, 16.
O site selecionou as dez principais. Confira:
1) Mobile não é mais uma tendência emergente. É palpável
O mobile corresponde a mais de 10% – em alguns casos até 70% – do tráfego e receita de publishers e plataformas, afirma Mahaney. O segmento crescerá mais rápido do que o restante do mercado em um futuro próximo, afirma ele.
2) O mobile está criando novas empresa
Segundo Mahaney, a existência de smartphones impulsiona o surgimento de novas empresas. “A Uber é uma empresa que não existiria sem smartphones”, disse ele, que também mencionou o Pandora como outro exemplo. “Com o tempo, wearables e carros conectados poderão criar um fenômeno parecido, então fiquem ligados no que empresas ligadas a esses serviços estão fazendo".
3) Social é um must
“O Facebook é um canal de marketing estabelecido hoje. É raro encontrar serviços que atingem 800 milhões de pessoas por dia, então você precisa estar lá se quiser dialogar com as pessoas. O dinheiro destinado a social vem de todas as frentes, inclusive search, o que é supreendente, já que a busca é vista como uma ferramenta de ROI”.
4) Investimento em TV está migrando para o online
Verizon e Mondelez estão transferindo seus budgets para online. “E não há dúvida de que outras empresas o farão. Creio que essa migração seja inevitável”, afirma ele.
5) Algum dia a entrega mudará a publicidade CPG
Há dez cidades nos EUA onde consumidores podem pedir produtos online, como Amazon, e receberem a entrega no mesmo dia. O crescimento desses mesmos serviços de entrega mudará o modo como as pessoas compram, especialmente quando se fala em bens de consumo duráveis. Segundo Mahaney, isso significa mais investimento em CPG com o aumento das compras online.
6) A camada local pode ser imensa
Várias empresas tentaram facilitar transações entre consumidores e comerciantes locais, como o Groupon. Mas nenhuma conseguiu ser bem-sucedida. A que descobrir como fazê-lo ganhará muito dinheiro. Um possível candidato: Google.
7) A nuvem ameaça players estabelecidos
O cloud computing está reduzindo drasticamente o custo de startups, o que significa mais competitividade entre as empresas. Esse novo ambiente indica que companhias como Snapchat são uma ameaça a players como o Facebook.
8) Pagamentos alternativos estão em ascensão
O novo iPhone pavimenta a ascensão de formas alternativas de pagamento. Mahaney diz que tudo que facilitar as vendas de varejo terá impacto sobre o budget publicitário. Então prestem atenção nisso.
9) A febre da aquisição está aqui
Pilhas de dinheiro nas mãos de algumas das maiores empresas da internet estão ocasionando aquisições e experimentos. Mahaney destacou uma aquisição recente, a compra do Twitch pela Amazon. Ao visitar o Twitch, ele disse que regrediu 20 anos intelectualmente e emocionalmente. “É divertido ver o que essas pessoas, a maioria jovens, fazem nas casas dos pais aos 37 anos vestindo camisetas do Batman”. Mas o Twitch também ajuda a veicular anúncios relevantes, especialmente aqueles de publishers de videogame.
10) A internet das coisas aguarda
Dispositivos wearable e carros conectados não são apenas uma moda passageira. Eles causarão uma grande mudança, removendo obstáculos entre consumidores, empresas e apps.
Compartilhe
Veja também
Druid Creative Gaming expande operação para o México
Alan Trejo comandará a Druid México como diretor geral ao lado de Carol Rodrigues, na função de diretora de operações
Americanas completa 95 anos com mensagem emocional
Campanha, criada pela WMcCann, pretende relembrar grandes marcos da trajetória da companhia e terá desdobramentos nas redes e em retail media